Sobre o Gás Natural

 

Com o gás ganham o meio ambiente e as indústrias.

Para as do vidro e da cerâmica, por exemplo, a ausência de fuligem é estratégica para a precisão e o apuro visual nos acabamentos. A utilização do gás natural como insumo energético apresenta vantagens ambientais se comparada com outras fontes fósseis de energia.

 

 
Entre elas pode-se citar:

• Combustão menos poluente, pois substitui formas de energias poluidoras como carvão, lenha e óleo combustível, contribuindo também para a redução do desmatamento;

• Menor contribuição de emissões de CO2 por unidade de energia gerada;

• Maior facilidade de transporte e manuseio, o que contribui para a redução do tráfego de caminhões que transportam outros tipos de combustíveis;

• Não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis;

• Maior segurança: por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento;

• Contribuição para a diminuição da poluição urbana quando usado em veículos automotivos, uma vez que reduz a emissão de óxido de enxofre, de fuligem e de materiais particulados, todos presentes no óleo diesel.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 

O gás natural tem uma grande variedade de utilização. Seus principais usos têm sido como combustível industrial, comercial e residencial.

Residências, comércio e serviços

O uso em residências proporciona segurança e praticidade. Acessível via redes canalizadas, o gás natural tem hoje forte emprego nas residências, tomando o lugar do botijão nas cozinhas.

Transportes rodoviário

Nos segmentos de transporte coletivo e de cargas, a utilização do gás natural assume importância na redução de agentes poluentes. A substituição de gasolina ou álcool pelo gás natural como combustível em motores de combustão interna significa uma drástica redução na poluição das grandes cidades, tanto em veículos leves (táxis e carros particulares) como em pesados (ônibus e caminhões). Torna mais barata a locomoção de produtos e pessoas e, por ser mais limpo dentre os combustíveis fósseis, reduz ainda os gastos com a manutenção dos veículos, aumentando sua vida útil.

Indústrias

O gás natural melhora a qualidade final dos produtos. Não necessita de aquecimento antes da combustão, possibilita o controle preciso da temperatura e sofre queima completa. Por ser mais limpo, desonera as indústrias dos gastos com equipamentos antipoluentes. Entregue via dutos, elimina gastos com frete e estocagem presentes nas hipóteses de opção por outros combustíveis. Pode ser aproveitado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (ureia, amônia e seus derivados), e para a redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.

Termelétricas / Energia

Outra forma de utilização é como combustível na geração de eletricidade em usinas termelétricas ou em unidades industriais, instalações comerciais e de serviços, em regime de cogeração (produção combinada de vapor e eletricidade).

Fonte: GasNet