TBG RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE INTERLIGAÇÃO COM TGS

No último dia 25 de fevereiro, a ANP emitiu para a TBG a Autorização de Construção (AC) para realizar a interligação das instalações do Terminal Gás Sul (TGS) ao Gasoduto Bolívia-Brasil, compreendendo a Estação de Medição (EMED) em Garuva/SC.

Publicado em 04/03/2022

No último dia 25 de fevereiro, a ANP emitiu para a TBG a Autorização de Construção (AC) para realizar a interligação das instalações do Terminal Gás Sul (TGS) – localizado na Lagoa de Babitonga – ao Gasoduto Bolívia-Brasil, compreendendo a Estação de Medição (EMED) em Garuva/SC. O trecho de duto, com 18 polegadas de diâmetro e aproximadamente 200 metros de extensão, vai viabilizar o recebimento do gás proveniente do TGS no sistema de transporte da TBG.

Ainda em 2021, a TBG iniciou os estudos do projeto, as licitações e deu entrada nas licenças ambientais e de construção junto ao IBAMA e ANP, respectivamente. Com a publicação da AC pela ANP, inicia-se a implantação da primeira fase da conexão ao TGS, que permitirá o recebimento de até 5 milhões de m³/dia de gás natural ainda no primeiro semestre de 2022.

A etapa de construção e montagem já foi iniciada e com isso a TBG estará pronta a receber o gás dentro do prazo estimado para a entrada em operação do TGS.

O projeto também prevê uma segunda fase, no segundo semestre deste ano, que ampliará a capacidade de recebimento para até 15 milhões de m³/dia.

A implantação da conexão com o TGS é mais um passo em favor do avanço do Novo Mercado de Gás, sendo uma conquista da TBG que possibilitará o acesso ao sistema de transporte por meio de novas conexões. Esta nova fonte de suprimento poderá estimular mais competição entre os possíveis comercializadores de gás natural.

Todos os mercados conectados à TBG também poderão contar com esta nova interligação, uma vez que, no sistema de entradas e saídas, o fluxo físico e o comercial podem ser distintos.