Consulta ao Mercado

Gás para uso no sistema e balanceamento

 

A TBG abre o processo de consulta ao mercado para aquisição e venda de gás natural de terceiros, visando ações de balanceamento e para o uso em seu sistema de transporte, com vistas ao fornecimento a partir de 01/06/2022.

O que é balanceamento?

O balanceamento é o equilíbrio entre injeções e retiradas de Gás Natural necessário para o bom funcionamento da Rede de Transporte da TBG.

O que é Gás de Uso de Sistema?

O gás para uso no sistema (GUS) consiste na quantidade de gás necessária para operar a rede de transporte, incluindo o gás combustível utilizado nos equipamentos da transportadora.

Quando é necessário comprar ou vender gás para balanceamento?

Os carregadores serão responsáveis por manter o compromisso de injeções e retiradas programadas com o Transportador. O Transportador será responsável pelas ações de balanceamento residual e para atendimento às necessidades da operação. Para tanto, precisará adquirir ou fornecer gás a terceiros para reequilíbrio do sistema.

Etapas do processo

Etapa Data de Início Data de Fim
Apresentação das propostas com minutas contratuais 17/01/2022 17/02/2022
Avaliação e negociação dos contratos 17/02/2022 31/03/2022
Fluxo de aprovação interno dos Contratos pela TBG 31/03/2022 15/05/2022
Assinatura dos contratos 15/05/2022 20/05/2022
Início do fornecimento 01/06/2022  

 

Informações Gerais

Após o recebimento das propostas e das respectivas minutas dos contratos, a TBG analisará e avaliará a documentação recebida, divulgando os proponentes vencedores de acordo com os critérios previstos na Solicitação de Proposta.

Durante a etapa de escolha dos proponentes, a TBG poderá entrar em contato com os proponentes, caso seja necessário algum esclarecimento em relação à documentação enviada. Toda e qualquer comunicação realizada pela TBG ou pelos proponentes para o esclarecimento de dúvidas sobre esse processo deverá ser feita através do endereço eletrônico: comercial.proposta@tbg.com.br
Após esta etapa, será dado início a negociação das minutas dos contratos. Essa etapa visa ao acordo entre as partes sobre as cláusulas dos contratos, respeitando as condições gerais descritas nas respectivas Solicitação de Proposta. Durante essa etapa, serão programadas reuniões de alinhamento e esclarecimentos entre as partes envolvidas e o resultado será a minuta final dos contratos.
Com as minutas finais dos contratos alinhadas e aprovadas pelas partes estas deverão ser aprovadas pela ANP.

O encerramento do processo ocorrerá mediante assinatura dos contratos entre as Partes.

Solicitação de Proposta Balanceamento

Solicitação de Proposta GUS (Atualizado em 13/01/2022)

Contato: comercial.proposta@tbg.com.br

Quem pode enviar propostas?

1) Para aquisição de gás da TBG: Comercializadores, Distribuidoras de Gás, Consumidores Livres.

2) Para o fornecimento de gás para a TBG: Produtores, Importadores de gás natural / GNL, Comercializadores.

Todos os proponentes deverão ter autorização previstas nas legislações aplicáveis para o exercício de suas atividades.

Dúvidas Frequentes:

Sim. A TBG aceitará propostas de proponentes para uma ou mais das opções descritas em cada Solicitação de Proposta, assim como para somente uma ou as duas Solicitação de Propostas, contanto que sigam as condições gerais descritas em cada uma delas e que tais propostas sejam enviadas dentro do prazo estipulado, para o endereço eletrônico indicado.

De forma a garantir a isonomia do processo só serão aceitas propostas dentro do prazo estipulado no cronograma e encaminhados para o correio eletrônico: comercial.proposta@tbg.com.br.

Para fins de encaminhamento da proposta vinculante e das minutas de contrato, conforme cronograma, o participante deverá preencher todos os requisitos solicitados na Solicitação de Proposta para que a sua proposta seja considerada no processo de avaliação da TBG de maneira isonômica com os demais proponentes.

 

Sim. A TBG encaminhara para a ANP todas as propostas recebidas e poderá divulgar informações de preços, quantidades e condições das propostas recebidas pelos proponentes, tratando de maneira confidencial a identidade do mesmo. Este procedimento tem como objetivo garantir ao mercado a transparência quanto aos critérios utilizados para seleção das propostas vencedoras.