Serviços e Soluções Logísticas

Pioneirismo em soluções logísticas de gás natural

Faça parte do Novo Mercado de Gás.

Nosso serviço de transporte de gás natural no novo regime de “entrada e saída” é oferecido em chamadas públicas organizadas pelo órgão regulador, ANP, ou pela oferta de produtos de curto prazo, ambos por meio de nosso marketplace, inédito no Brasil, o Portal de Oferta de Capacidade (POC).

Assumimos assim, como transportador-operador, o papel de um grande shopping center, proporcionando o encontro e a realização das melhores transações comerciais entre os agentes que compram e vendem gás natural.

Desenvolvemos produtos pensando nas mais variadas demandas do Novo Mercado de Gás. Confira.

Nosso contato comercial: comercial@tbg.com.br

Lideramos a transição ao Novo Mercado de Gás por meio de várias iniciativas com foco no desenvolvimento do setor.

Disponibilizamos, de forma inédita, uma plataforma de serviços logísticos de transporte, o Portal de Oferta de Capacidade (POC) que oferece produtos anuais por meio de chamadas públicas supervisionadas pelo órgão regulador, ANP.

Inauguramos o regime de “entrada e saída” no mercado brasileiro em 2019.

Celebramos os primeiros contratos nessa modalidade para comercialização de serviços de transporte dutoviário de gás natural.

Tudo baseado nas melhores práticas do mercado internacional, ajustadas à realidade do mercado brasileiro em aspectos como condições de flexibilidade e legislação tributária.

Consideramos que o acesso ao sistema de transporte é uma questão estratégica fundamental para o fortalecimento da indústria e para a promoção da competitividade no setor de gás.

Ofertamos, ainda, produtos de prateleira, denominados Produtos de Curto Prazo, que são contratos diários, mensais e trimestrais, com previsibilidade na prestação do serviço, que podem ser celebrados de forma ágil, sem a necessidade de realização de chamadas públicas.

A expertise adquirida ao longo dos anos nos credencia a oferecer também um vasto portfólio de prestação de serviços para planejar, projetar, implantar, operar e manter dutos, estações de compressão e pontos de entrega.

 

Além de mais flexibilidade para transação comercial de molécula, o regime de “entrada e saída” admite que as tarifas proporcionem melhor relação com os custos efetivos dos serviços, viabilizando mais opções para o fortalecimento do mercado.

 

Como funciona o Regime de Entrada e Saída

O remetente nomina a quantidade de gás a ser injetada e informa sua intenção de comercialização dessa quantidade a um ou mais destinatários.

Os destinatários, por sua vez, nominam o volume diário a ser retirado do duto e suas intenções de compra de determinado agente para que o gás seja carregado no sistema.

O gás injetado pode ser retirado em qualquer ponto do sistema e, a partir de negociações mais livres de moléculas entre agentes, os contratos celebrados passam a tratar exclusivamente de capacidades de entrada e saída de gás.​​​​​​

Nossos produtos anuais são contratos de serviço de transporte em capacidade existente, no regime de entrada e saída, que atendem carregadores com um perfil de oferta e demanda mais estável.

Os contratos têm duração de um ano e podem ser celebrados para um horizonte de cinco anos consecutivos.

As Chamadas Públicas ocorrem por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC).

São supervisionadas pelo órgão regulador, ANP, que aprova e publica em edital as regras

do certame, as minutas contratuais e as tarifas de referência.

As chamadas públicas de produtos anuais possuem duas etapas:

• não vinculante (manifestação de interesse);

• etapa vinculante, quando as propostas são asseguradas e há o aporte de garantias financeiras momentos antes da celebração do contrato.

Todo o processo é realizado por meio de nosso POC, com comunicação perene, isonomia e transparência aos participantes.​​​​​​

Nosso contato comercial: comercial@tbg.com.br

As chamadas públicas incrementais visam possibilitar a implementação de novos projetos

em logística de gás natural, ampliando o acesso ao nosso sistema de transporte e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

Destinam-se à oferta de ampliação e construção de novos pontos de entrada ou de saída para suprir as demandas por serviço de transporte de curto e longo prazos que não podem ser atendidas pela nossa infraestrutura existente.

A capacidade ofertada considera o mapeamento preliminar de demanda realizado com agentes interessados, de caráter não vinculante. Em seguida, as capacidades solicitadas nesse período são submetidas à nossa avaliação técnica e econômica e validadas pelo órgão regulador, ANP.

Na etapa de manifestação de interesse de uma Chamada Pública Incremental, a capacidade e as tarifas são ajustadas de acordo com as solicitações dos agentes. Na etapa seguinte do certame, os agentes devem realizar propostas garantidas e firmar termos de compromisso que darão origem à celebração dos contratos de expansão de capacidade.​​​​​​

Contato comercial: comercial@tbg.com.br

São contratos diários, mensais e trimestrais no regime de entrada e saída, com previsibilidade na prestação do serviço.

Atendem a demandas de clientes com perfil sazonal e de curto prazo com flexibilidade, agilidade e previsibilidade na contratação.

Viabilizam oportunidades comerciais no mercado de curto prazo de gás natural e possibilitam acomodar situações de desequilíbrio dos carregadores, otimizando a logística da malha de transporte e o ajuste à realidade de cada negócio.

Sua comercialização ocorre sem a necessidade de chamada pública e é realizada por meio do nossoSão contratos diários, mensais e trimestrais no regime de entrada e saída, com previsibilidade na prestação do serviço.

Atendem a demandas de clientes com perfil sazonal e de curto prazo com flexibilidade, agilidade e previsibilidade na contratação.

Viabilizam oportunidades comerciais no mercado de curto prazo de gás natural e possibilitam acomodar situações de desequilíbrio dos carregadores, otimizando a logística da malha de transporte e o ajuste à realidade de cada negócio.

Portal de Oferta de Capacidade (POC), contando com mecanismos isonômicos e transparentes para a alocação da capacidade disponível.

Para saber mais, acesse o passo a passo na Cartilha Digital do POC​​​​​​.

Confira também o vídeo do gerente de TIC que demonstra como comprar capacidade de transporte em nosso marketplace, o POC, em poucos cliques.

Nosso contato comercial: comercial@tbg.com.br

Confira nosso novo catálogo de serviços

 

Logística de Gás Natural em Novos Empreendimentos

Buscamos, no contexto de novos empreendimentos, identificar e avaliar a nossa participação em concorrências para gasodutos de transporte, seja de forma direta ou indireta por meio de parcerias estratégicas.

 

Serviços de Operação e Manutenção

Oferecemos serviços de O&M para ativos de transporte e movimentação de gás natural, incluindo operação, manutenção e inspeção de dutos e de instalações de superfície (estações de compressão, pontos de entrada e de saída). Também oferecemos remoção e instalação de turbinas acionadoras de compressores de gás natural.

 

Serviços de Engenharia de Dutos

Atuamos como prestadores de serviços de engenharia de dutos, desenvolvendo e dando suporte para projetos de engenharia conceitual, básica e executiva para construção e ampliação de gasodutos, seus componentes e complementos, como estações de compressão de pontos de entrega, turbomáquinas e turbocompressores.

 

Gasoduto da TBG

Nossa infraestrutura logística está disponível por meio da contratação dos serviços de transporte na modalidade firme, de produtos de prateleira (curto prazo) ou, ainda, pela ampliação da infraestrutura atual.

 

Outros serviços

Além dos serviços de O&M, oferecemos consultoria para elaboração de relatórios de simulação termo-hidráulica e capacitação em operação, manutenção e inspeção de ativos de transporte, por meio de nossa Escola de Negócios de Pipeline.