TBG iniciou inspeção com drones com a aplicação de inteligência artificial em mais de 2.500 quilômetros do gasoduto

A transportadora utiliza drones para inspecionar a faixa de servidão e unidades operacionais, de Corumbá/MS a Canoas/RS

Publicado em 03/04/2024

Em março, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) iniciou o serviço de inspeção da faixa de servidão e unidades operacionais através de drones e aplicação de inteligência artificial (IA).

Ao todo serão 12 trechos de faixa e instalações da TBG com um total de 2.593 km de trajeto inspecionados via drone. A utilização de Inteligência Artificial na inspeção é mais uma iniciativa de inovação, transformação digital e otimização da gestão da integridade de ativos do duto da TBG.

A inspeção começou nas proximidades de Campinas, no estado de São Paulo. Cada trecho inspecionado tem a previsão de conclusão em até 30 dias. A TBG tem buscado trazer mais agilidade e inteligência na coleta e interpretação das imagens e por isso a utilização de drones é primordial.

A tecnologia aplicada com inteligência artificial irá trazer uma aceleração para a tomada de decisões baseadas em milhares de imagens, além da segurança e redução de custos que a inspeção com drone irá gerar para a transportadora.

As imagens serão posteriormente analisadas por algoritmos de inteligência artificial, que apoiarão na indicação de pontos de interesses previamente estabelecidos pela TBG, seja na contagem dos mesmos e/ou na detecção de mudanças, seja identificação de itens como queimadas, construções ao longo da faixa, etc e até mesmo eventuais danos em estruturas em instalações de superfície, como Estações de Compressão e Pontos de Entrega de Gás Natural.

A jornada prevê 3 ciclos de inspeção divididos em 3 anos, passando por avaliações mensais e anuais para análise dos resultados e implementação de melhorias.