Órgãos Estatutários

Composição, Currículo, Remuneração e Atas

- Composição da Diretoria Executiva
- Currículos dos integrantes da Diretoria Executiva

Diretoria Executiva (DE), órgão estatutário cuja principal função é a gestão e operacionalização dos negócios da Companhia, é composta por um diretor-presidente e três diretores executivos, sendo um diretor Financeiro, um diretor Comercial e um diretor de Manutenção e Operação, todos residentes no país. São eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de até dois anos, permitidas, no máximo, três reeleições consecutivas. As funções de presidente do Conselho de Administração e do presidente da Companhia são segregadas.

 

Erik da Costa Breyer (Diretor-presidente)

Graduado em direito pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em estratégia empresarial pela Fundação Dom Cabral/PUC-MG e dois MBAs: um em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV e outro em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Em 2009, recebeu o Eisenhower Fellowship de Liderança Internacional.

Experiência de 22 anos como C-Level de grandes empresas, tendo atuado como CFO da Neoenergia, CEO da Invepar, Diretor de Mercado de Capitais e Infraestrutura do Banco do Brasil, CFO da BB-Seguridade e CFO da Taesa. Participações em dezenas de conselhos de administração em 10 diferentes grupos econômicos, entre eles Eletropaulo, AES Tietê, Alog Datacenters e GRU Airport.

Foi CFO da Taesa S.A. desde novembro de 2020, antes de se tornar Presidente da TBG.

Desde o dia 13/10/23, Diretor Presidente, Sr. Erik Breyer, atua também como Diretor Financeiro interino.

 

Henrique Andrade Trinckquel Filho (Diretor Financeiro)

Henrique Trinckquel é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduado em Análise Financeira pela Universidade Gama Filho e tem MBA em Finanças e Investimentos pela The George Washington University. Em 2009, recebeu o Eisenhower Fellowship de Liderança Internacional.

Entre 1998 e 2004, gerenciou investimentos nas instituições Modal Asset e Globalvest. Trabalhou 18 anos em empresas do Sistema Petrobras. Entre 2006 e 2016, foi Coordenador, e depois Gerente de Custo de Capital e Agências de Rating, realizando análises de custos de capital para negócios nacionais e internacionais da companhia. 

Em 2016, foi Diretor Financeiro na Petrobras Biocombustível, onde trabalhou na recuperação da empresa e no desinvestimento de ativos. Nesse mesmo ano, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da PETROS, onde permaneceu até 2020. Retornou à Petrobras, para a coordenação da área de Custo de Capital. Depois, coordenou a área de Controladoria e Finanças, com foco na venda de ativos estressados.


Jorge Roberto Abrahão Hijjar (Diretor Comercial e Diretor Técnico interino)

Engenheiro civil, Doutor em Ciências em Engenharia Civil e graduado no MBA-Executivo do Instituto Coppead/UFRJ, é também Professor Conferencista Emérito do Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui cursos de especialização nas seguintes instituições: Harvard Business School, INSEAD, IHRDC, Universidade de Michigan e IBGC. Funcionário de carreira da Petrobras, ingressou como engenheiro do Centro de Pesquisas (CENPES); atuou também como chefe da Supervisoria Comercial da gerência de Gás da Petrobras Distribuidora; gerente de Operações na gerência de Distribuição de Gás Natural; gerente de Desenvolvimento de Mercado Residencial, Comercial e de Modais Alternativos de Suprimentos de Gás Natural; gerente de Tecnologia para Desenvolvimento de Mercado de Gás e Energia; gerente de Tecnologia para Processos de Gás Natural; gerente de Preços de Gás Natural e Energia e gerente geral de Participações em Empresas de Energia. 

Do dia 17/08/23 até o dia 12/10/23, o Diretor Comercial, Sr. Jorge Hijjar, atuou como Diretor Financeiro interino e desde o dia 13/10/23, atua como Diretor Técnico interino.

 

Regimento Interno da Diretoria Executiva

- Composição do Conselho de Administração
- Currículos dos integrantes do Conselho de Administração
- Atas do Conselho de Administração

O Conselho de Administração (CA) é composto por oito membros, sem suplentes, eleitos em Assembleia de Acionistas, com prazo de gestão que não poderá ser superior a dois anos, admitidas, no máximo, três reeleições consecutivas. Na composição do Conselho de Administração da TBG, há a maioria de conselheiros independentes. Dentre os membros desse colegiado, há um conselheiro indicado pelos empregados, em atendimento à Lei Federal nº 12.353/10, proporcionando a participação da força de trabalho na orientação dos negócios da Companhia.

 

Gelson Baptista Serva (Conselheiro independente - Presidente do Colegiado)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Economia pela Universidade Católica do Salvador, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. 

Atuou como Profissional Master de Engenharia de Petróleo na Petrobras (1983 a 2020). Cedido pela Petrobras, trabalhou como Superintendente de Gás Natural e Biocombustíveis (2005 a 2007), e como Diretor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (2008-2009 e 2015-2016) na Empresa de Pesquisa Energética. De 2010 a 2014 foi Subsecretário estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
 

Matthias Ivens (Conselheiro)

Trabalha no Grupo Fluxys desde 2012, atualmente como Vice-Presidente de Afiliados e Desenvolvimento de Negócios na Fluxys Brasil. Antes de sua função atual, foi responsável por liderar projetos estratégicos de aquisições internacionais, a partir do departamento de M&A Internacional da Fluxys. Anteriormente, atuou como Advogado, especializado em Direito das sociedades, fusões e aquisições e private equity.

Mestre em Direito pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, e Mestre em Administração pela Vlerick Business School, Bélgica.
 

Cilair Rodrigues de Abreu (Conselheiro)

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ; Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB, com Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Foi conselheiro de Administração nas empresas: Docas da Bahia, Energia Piauí, Energia Roraima e Companhia de Planejamento do Distrito Federal.

É servidor concursado no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento e Orçamento e á o atual Secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Entre 2003 e 2022 desempenhou as funções de Secretário Adjunto de Orçamento Federal; Diretor de Planejamento e Gestão do Ministério do Planejamento; Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Desenvolvimento Agrário; Diretor de Temas de Infraestrutura do Ministério do Planejamento; Chefe da Assessoria de Orçamento da Casa Civil do Governo do Distrito Federal e Coordenador Geral de Orçamento e Finanças na Escola Nacional de Administração Pública - Enap.

 

Fabiola de Vasconcelos Matos (Conselheira Representante dos Empregados TBG)

Possui 30 anos de experiência nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Infraestrutura e Compras e Contratação de segmento privado e de empresa de economia mista. Graduada em Psicologia, possui MBA em Gestão de Serviços e em Gestão Estratégica de Compras, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica, Especialização em Gestão Estratégica da Contratação,  Pós-Graduação em ESG e também Pós Graduada em Compliance, Governança Corporativa e Auditoria.
 
Na TBG, atuou em diversas atividades, como Coordenação de Controles Internos, gestão de compras e contratação; coordenação de Infraestrutura; gestão de contratos e serviços de infraestrutura; implementação e gestão de serviços compartilhados e facilities; Recrutamento e Seleção; e Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

 

Hermes Jorge Chipp (Conselheiro Independente)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curso de extensão ‘Power System Engineering Course’, da General Electric – Schenectady – Nova Iorque/Estados Unidos. Realizou o curso de Conselheiro de Administração do IBGC, em 2016. 

Atuou na Eletrobrás como coordenador de Grupo de Trabalho de Planejamento da Operação Elétrica, posteriormente no Subcomitê de Estudos Elétricos e por fim na Secretaria Executiva (1973 a 1998). Coordenou Grupos de Trabalho de Estruturação do Modelo Comercial e do Mercado de Energia Elétrica, no Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro – RE-SEB (1995 a 1997). Exerceu a Presidência da CIER – Comisión de Integración Energética Regional (2012 a 2013), Presidente e posteriormente Vice-Presidente da Organização Internacional GO15 (ex-VLPGO – Very Large Power Grid Operators) (2013 a 2015).  

Atualmente é Conselheiro de Administração na TAESA, tendo participado também dos Conselhos de Administração da Sto. Antônio Energia e da Echoenergia (2017 a 2022), e Consultor na Chipp Consultoria de Engenharia Ltda.

 

Juan Carlos Ortiz Banzer (Conselheiro) 

Economista graduado na Universidad del Salvador (Buenos Aires - Argentina), com MBA em Administração de Empresas na Universidad Católica Boliviana (Santa Cruz - Bolívia), Juan Carlos Ortiz Banzer é gerente Financeiro da Gas TransBoliviano S.A. Foi gerente Comercial na Ingenio Sucroalcolero Guabira S.A. Na Petrobras Bolivia Distribuición, exerceu os seguintes cargos: assessor de Marketing, gerente Comercial de Produtos Importados e gerente Geral. Ocupou a Diretoria de Relações Institucionais da Tecna Bolívia, a Gerência Geral da Servipetrol e da indústria farmacêutica Terbol S.A. Foi assessor Financeiro da empresa petrolífera GTLI e diretor de projeto sucroalcooleiro da Guarani Bioenergia, entre outros cargos. Também exerceu atividades como: membro dos boards da Nutrioil S.A., da Financiera del Desarollo S.A. e da Câmara de Industria e Comercio da Ferroviária Oriental. Todas as empresas e instituições citadas têm sede na Bolívia.

 

Suzana Kahn Ribeiro (Conselheira Independente)

É formada em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Programa de Planejamento Energético – COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Atuou como Vice-Diretora da COPPE/UFRJ (2019 a 2023). IPCC bureau vice chair (2008 a 2015). Coordenadora da Pós-graduação Executiva em Petróleo e Gás - MBP/COPPE (1998 a 2020). 

Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretora Geral da COPPE/UFRJ. Diretora do Centro China Brasil. Coordenadora Executiva do projeto Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Membro do Conselho do Museu do amanhã. Membro da Global Aliance of Universities on Climate (GAUC). Membro do Conselho do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Membro do Conselho de Administração do Institute for Transportation Development Policy (ITDP). Membro da Organização Internacional de Bambu e Rattan.  

 

Sébastien (Jean P) Lahouste (Conselheiro)

É atualmente Diretor Presidente da Fluxys Brasil, entidade Brasileira do Grupo Fluxys, sendo responsável pela gestão da participação na TBG e demais desenvolvimentos de negócio da Fluxys no Brasil. Possui ampla experiência em projetos de infraestrutura de energia, com atuação em gestão comercial/regulatória, financeira e técnica. Ele trabalha há mais de 13 anos pelo grupo Fluxys, onde tem liderado o desenvolvimento e a gestão de vários projetos internacionais de infraestrutura no setor Midstream de (GNL e) gás, além de processos de aquisições estratégicas.

É formado em Engenharia Eletromecânica com especialização em mecatrônica pela UCL, Bélgica, e Mestre em Administração de Empresas com especialização em empreendedorismo e negociação, pela Solvay Business School, Bélgica.

 

Regimento Interno do Conselho de Administração

 

Extratos de Atas sobre a avaliação de metas e resultados
Atas do Conselho de Administração

- Composição do Conselho Fiscal
- Currículos dos integrantes do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal (CF) é de caráter permanente, sendo independente da administração e dos auditores externos, conforme exigido pela Lei das Sociedades por Ações. É composto por três membros e respectivos suplentes, todos eleitos pela Assembleia de Acionistas, com mandato de dois anos, permitidas duas reeleições consecutivas.

 

 

Amós da Silva Cancio (Conselheiro Suplente)

Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Engenharia Econômica e Financeira; Mestrado em Engenharia de Produção com Ênfase em Estratégia, Gestão e Finanças Corporativas; Pós Graduação em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás; e formação no Programa de Certificação Profissional para Contador Público Norte Americano (CPA), da American lnstitute of Certified Public Accountants - AICPA.

Profissional de Nível Superior Master na Petrobras, onde ingressou em 2004, atualmente é Gerente de Gestão Contábil e Tributária de Parcerias de E&P na Petrobras, tendo atuado anteriormente como Gerente Geral de Contabilidade da Controladora, Subsidiárias e do Consolidado, onde liderou o processo de elaboração, divulgação e arquivamento das demonstrações financeiras do grupo Petrobras, assim como no atendimento à CVM, TCU, BACEN e outros órgãos de controle; atua diretamente nas discussões contábeis e tributárias, entre outras atividades envolvendo parcerias de E&P.

Atua como conselheiro fiscal na Braskem e já atuou como Conselheiro Fiscal nas empresas Termobahia,  CEG RIO, Companhia Petroquímica de Pernambuco - Petroquímica Suape, PBGÁS, empresas COMPERJ, MSGÁS, Petroquímica Triunfo, Petroquímica União e Terminal de Garagem Menezes Côrtes -TGMC.


Marcelo Pereira de Amorim (Conselheiro Titular)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública (FGV) e Especialização em Direito Tributário (ENAP). É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2003, tendo exercido na Secretaria do Tesouro Nacional-STN/MF as funções de Gerente de Projeto, Coordenador e Coordenador-Geral de Programação Financeira. Posteriormente atuou na Casa Civil da Presidência da República como Assessor Técnico, Assessor e Subchefe Adjunto de Finanças Públicas substituto. Desde maio de 2022 retornou à Secretaria do Tesouro Nacional-STN/MF e atualmente está na função de Subsecretário de Administração Financeira Federal. Ademais, atuou no Conselho Fiscal da Companhia Paulista de Trens Metropolitano - CPTM, da Liquigás-Petrobrás, dentre outras empresas.

 

Suzana Teixeira Braga (Conselheira Suplente)

Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional desde 2005 e desde Janeiro de 2023 é Subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional. É graduada em Odontologia, possui Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; MBA em Gestão em Finanças pelo IBMEC; e MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, pela Universidade Católica de Brasília. Possui ampla experiência profissional na esfera pública, tendo exercido, ao longo de 18 anos, diversas funções em órgãos como Secretaria do Tesouro Nacional; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal; Instituto de Previdência do Distrito Federal; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e Advocacia Geral da União. Entre 2010 e 2023, atuou em Conselhos Fiscais de diversas empresas, como Companhia de Planejamento do Distrito Federal; TERRACAP; Pré-Sal Petróleo S/A – PPSA; Eletrosul; BNDES; CBTU; e Indústrias Nucleares do Brasil.
 

Glaucio Porto de Oliveira (Conselheiro Titular)

É graduado em Economia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com MBA em Finanças (Ibmec) e Mestrado em Economia e Finanças (FGV). Possui 25 anos de experiência profissional em gestão com ênfase na área financeira, controladoria, compliance, planejamento e avaliação e gerência de projetos. Liderou equipes multiculturais no Brasil e exterior, atuando em empresas ligadas ao setor de Óleo e Gás, infraestrutura, indústria e telecom. Atualmente é Gerente Financeiro na Fluxys Brasil.

 

Luciana dos Santos Uchôa (Conselheira Suplente)

Formada no LLM-Direito Societário pelo IBMEC, possui pós-graduação em Ciências Contábeis pela FGV e graduação em Ciências Contábeis pela Moraes Junior (atual Mackenzie-Rio). Possui 27 anos de experiência profissional, atuando na gestão de serviços contábeis e tributários para empresas multinacionais e de grandes grupos nacionais dos seguintes setores: indústria, serviços, energia, telecomunicações, exploração de petróleo e gás. É sócia-diretora da Domingues e Pinho Contadores (DPC). É diretora tesoureira da Câmara de Comércio Americana no Rio de Janeiro. Foi conselheira fiscal da TBG, é membro do Conselho Fiscal da Escola Alemã Corcovado – Deutsche Schule e da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, além de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
 

Atas do Conselho Fiscal
Regimento Interno do Conselho Fiscal

- Composição do Comitê de Auditoria Estatutário
- Currículos dos integrantes do Comitê de Auditoria Estatutário
- Atas do Comitê de Auditoria Estatutário
- Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário

Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) composto por três membros eleitos pelo Conselho de Administração com a finalidade de assessorar este colegiado no exercício das suas funções relacionadas a qualidade, transparência e integridades das Demonstrações Financeiras, Gestão de Riscos, a efetividade dos processos de controles internos e atuação, independência e qualidade dos trabalhos dos auditores independentes e dos auditores internos.

 

Ana Clara da Silva Moura (Membro)

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com pós-graduação em Finanças Empresariais pelo IBMEC e MBA-Executivo pela COPPEAD-UFRJ. Profissional na Petrobras por 32 anos até se desligar da companhia em 2017, tendo coordenado diversos projetos nos setores financeiro, de planejamento e gás & energia. Atuou como membro do Conselho de Administração da Companhia de Gás de Minas Gerais - GASMIG (2004-2012), como diretora da TNG Participações (2013-2016) e da Petrobras Logística de Gás S.A. - LOGIGÁS (2016).
 

Rosângela Costa Süffert (Membro Independente)

Contadora, pós-graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência de quase três décadas em Auditoria Externa na KPMG e atuação em diversos segmentos do mercado. Atualmente, se dedica a atribuições nas áreas de Governança, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.  Certificada pelo Comitê de Auditoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBCG), acumula o novo cargo na TBG com atribuições de Conselheira Fiscal nas empresas Irani Papel e Embalagens S.A., Randon S.A. Implementos e Participações, RI-X Mineração e Consultoria S.A. e SLC Agrícola S.A., além da suplência na RTDR Participações S.A. Também integra o Comitê de Auditoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Participa, como Consultora de Análise Financeira e Governança, de reuniões periódicas com conselheiros consultivos e da área fiscal para análise de demonstrações financeiras e das melhores práticas do mercado em Governança Corporativa. De outubro de 2015 a julho de 2021 foi sócia-diretora da KPMG Auditores Independentes, tendo antes ocupado outros cargos na empresa.     
 

Reinaldo Guerreiro (Membro)

Contador, Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Professor Titular da FEA-USP, ex-Diretor da FEA-USP e pesquisador credenciado pelo CNPq, com diversas publicações no Brasil e no exterior. Atua como consultor especializado em Controladoria e Gestão Econômica de empresas. Na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), integrou o Conselho de Administração e o Comitê de Auditoria. Na área de Energia, ocupou a presidência do Comitê de Auditoria da Gaspetro; foi membro do Comitê Estratégico da Petrobras; membro do Conselho de Administração e, também, do Comitê Estratégico da Petrobras Distribuidora S.A. 

 

Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário
Atas do Comitê de Auditoria Estatutário

 

Resumo e Conclusões do Relatório do Comitê de Auditoria Estatutário

Exercício 2023
Exercício 2022
Exercício 2021
Exercício 2020
Exercício 2019
Exercício 2018

 


Auditoria Interna (AUDIN) da TBG possui regulamento interno aprovado pelo CA e tem a função de assessorá-lo, bem como à Diretoria Executiva (DE), de modo a garantir níveis adequados de verificação dos controles internos, respeitando o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT). Destaca-se que os resultados das auditorias internas são submetidos à aprovação do CA e são acompanhados ainda pelo CF e pela DE, sem prejuízo da verificação pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgãos de controle governamental.

A TBG possui ainda uma Auditoria Externa independente, contratada para examinar as demonstrações contábeis da Companhia ao final de cada exercício social. A aprovação dessas demonstrações é feita pela Assembleia Geral Ordinária de Acionistas (AGO). A cada cinco anos há a substituição da empresa contratada para garantir isonomia, independência e transparência ao processo de auditoria.

A TBG utiliza a estrutura da Petrobras, conforme autoriza o art. 14 do Decreto nº 8.945/2016, em especial, no que tange às atribuições do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade – CTE-GC), conforme previsto no artigo 83 do Estatuto Social da TBG, dessa forma, as atas desse Comitê são disponibilizadas no endereço do link da Petrobras:

https://www.investidorpetrobras.com.br/assembleias-e-atas-de-reunioes-do-ca-e-comites/

Veja a remuneração dos Administradores e Conselheiros Fiscais clicando aqui.

Veja também no Site do Ministério da Economia.


A Assembleia Geral de Acionistas constitui o órgão social da Companhia, de caráter exclusivamente deliberativo.