null TBG celebra primeiros contratos para produtos de curto prazo

TBG celebra primeiros contratos para Produtos de Curto Prazo

As contratações são para janeiro na modalidade Extraordinária e vigência Mensal e preveem transporte de quase 500 mil metros cúbicos de gás natural por dia

Publicado em 05/01/2021

As contratações são para janeiro na modalidade Extraordinária e vigência Mensal e preveem transporte de quase 500 mil metros cúbicos de gás natural por dia 

A TBG celebrou dois contratos de Produtos de Curto Prazo com a Petrobras visando à prestação de serviço de transporte para o mês de janeiro de 2021. Ambas contratações, que somadas preveem o transporte diário de 495 mil metros cúbicos de gás natural, são na modalidade Extraordinária.

A contratação do transporte de gás natural é para as saídas nas zonas MS1 (em Mato Grosso do Sul) e SC1 (Santa Catarina).

Os Produtos de Curto Prazo representam um modelo de negócio pioneiro no país que tem como objetivo atender as expectativas do mercado ao possibilitar que o transporte de gás natural possa ser realizado por meio de contratos diários, mensais ou trimestrais.

A aquisição desses e de outros produtos e serviços da TBG é feita, desde setembro de 2020, por meio do Portal de Oferta de Capacidade, ou POC (ofertadecapacidade.tbg.com.br), que é um ambiente digital de comercialização de produtos e serviços desenvolvido pela transportadora de gás, onde é possível contratar a prestação de serviço de transporte como nos ambientes de comércio eletrônico, com facilidade, agilidade e comodidade observados.

A oferta dos produtos de curto prazo é perene e permanece disponível durante todo o calendário de 2021 por meio do POC, possibilitando aos agentes do mercado a aquisição de qualquer um dos produtos.

Outras cinco empresas estão avaliando a contratação dos Produtos de Curto Prazo.