Acesso à Informação

  

Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 – Etapas da jornada de negociação 

 

22 de novembro

Foram realizados ajustes nas cláusulas relativas ao plano de saúde dos empregados, atualizando apenas a nomenclatura de “AMS (Saúde Petrobras)” para somente “AMS".

Veja a minuta enviada à FUP aqui

Veja a minuta enviada ao Sindipetro-RJ aqui

 

21 de novembro

Enviadas as minutas da última proposta do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 para as entidades sindicais.

Veja a minuta enviada à FUP aqui

Veja a minuta enviada ao Sindipetro-RJ aqui

 

17 de novembro

TBG encaminha para as Entidades Sindicais a última proposta para a negociação do ACT 2023/2025

Veja a proposta da TBG aqui.

 

30 de outubro

A TBG decidiu prorrogar pela terceira vez o Acordo Coletivo de Trabalho por 30 dias, até 30/11/2023, em conjunto com a Petrobras e demais empresas do sistema.

Veja o Termo de Compromisso FUP aqui.

Veja o Termo de Compromisso FNP aqui.

 

11 de outubro

Segunda proposta da TBG encaminhada às entidades sindicais representantes dos trabalhadores.

Veja a proposta da TBG aqui.

 

28 de setembro

No prosseguimento da negociação sindical, foi criado, para debate de temas críticos, grupo temático sobre “Diversidade”, que conta com a participação da Gerência de Recursos Humanos da TBG.

 

27 de setembro

No prosseguimento da negociação sindical, foi criado, para debate de temas críticos, grupo temático sobre “Remuneração / Vantagens e Relações Sindicais”, que conta com a participação da Gerência de Recursos Humanos da TBG.

 

26 de setembro

A TBG, conforme negociação com as entidades sindicais representantes dos empregados, antecipará o reajuste de 4,61% nas suas tabelas salariais vigentes, com validade até 31/08/2024. O reajuste está baseado no IPCA acumulado entre setembro de 2022 e agosto de 2023 e será retroativo a 01/09/2023, com previsão de pagamento em 29/09/2023.

No prosseguimento da negociação sindical, foi criado, para debate de temas críticos, grupo temático sobre “Saúde Petrobras e Benefícios”, que conta com a participação da Gerência de Recursos Humanos da TBG.

 

19 de setembro

Entidades sindicais representantes dos trabalhadores assinam Termos de Compromisso com a TBG, os quais constam, em sua cláusula 1ª, que a companhia reajustará as tabelas salariais vigentes e os valores da Remuneração Mínima por Nível e Regime em 4,61%, correspondentes ao IPCA acumulado do período entre setembro de 2022 e agosto de 2023, que vigorarão até 31/08/24. O reajuste será retroativo a 1º de setembro de 2023.

 

14 de setembro

Proposta da TBG encaminhada às entidades sindicais representantes dos trabalhadores.

Veja a proposta da TBG aqui.

Observações:
a) As cláusulas novas estão destacadas na coluna denominada “proposta” no documento em anexo (a cláusula está na cor azul para um melhor destaque); 
b) As cláusulas modificadas estão na coluna denominada “proposta” no documento em anexo; e   
c) As demais cláusulas não mencionadas estão mantidas conforme o Acordo Coletivo de Trabalho de 2022/2023.

 

12 de setembro

Reunião das empresas do Sistema Petrobras com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores, em que a Petrobras apresentou a sua proposta para as entidades. Na mesa de negociação, a TBG se comprometeu a apresentar a sua proposta às entidades sindicais até o dia 15 de setembro.

 

04 de setembro

Petrobras e empresas do Sistema se reúnem com as entidades sindicais representativas dos trabalhadores para tratar do tema “Cenários Petrobras: Elementos Estratégicos PE 2024-2028+”.

A Gerência de Recursos Humanos da TBG esteve presente nas reuniões com as entidades sindicais, que contaram, ainda, com a participação da nova Gerente Executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Sra. Lilian Maria Louzada Soncin.

Na ocasião, houve a apresentação “Planejamento Estratégico da Petrobras 2022-2028+: visão de cenários de longo prazo”, realizada pela Gerente Executiva Interina da Estratégia da Petrobras, Renata Szczerbacki.

Acesse aqui o material com o conteúdo apresentado.

 

31 de agosto

Comunicado da Gerência de Recursos Humanos para os empregados - PRORROGAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022-2023

A TBG, a Petrobras e as entidades sindicais representativas dos trabalhadores decidiram pela prorrogação da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2023 até a data de 30/09/2023 ou até a celebração do novo Acordo, o que ocorrer primeiro.

As partes entendem que a prorrogação visa obter o melhor acordo possível. 

Dessa forma, está mantida a data-base da categoria em 1º de setembro, e as condições que vierem a ser pactuadas sobre o tema retroagirão a 01/09/2023, com exceção das cláusulas que contiverem disposição expressa em contrário no próximo Acordo Coletivo de Trabalho.

 

Foram enviadas as cartas da Gerência de Recursos Humanos da TBG para as entidades sindicais representativas dos trabalhadores da companhia sobre o entendimento referente à prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2023 entre a TBG e as entidades sindicais, mantendo a data-base da categoria em 1º de setembro, e que as condições que vierem a ser pactuadas sobre o tema retroagirão a 01/09/2023, exceto as cláusulas que contiverem disposição expressa em contrário no próximo Acordo Coletivo de Trabalho.

 

22 de agosto

Federação Única dos Petroleiros (FUP) – reunião de esclarecimentos da proposta com as empresas do Sistema Petrobras

Conheça a íntegra da pauta de reivindicações apresentada pela FUP às empresas do Sistema Petrobras | FUP - Federação Única dos Petroleiros

FNP fornece esclarecimentos à Petrobras em reunião prévia do ACT 2023-2024 - Federação Nacional dos Petroleiros (fnpetroleiros.org.br)
 

15 de agosto

Federação Única dos Petroleiros (FUP) apresenta a Proposta de Negociação Coletiva 2023 para o ACT 2023/2024 

Carta (DNE 096-2023) e proposta:

27 de julho

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Sindipetro-RJ apresentam a Proposta de Negociação Coletiva 2023 para o ACT 2023/2024 

Proposta - Carta FNP 078-2023 - RETIFICAÇÃO PETROBRAS
 

Abril a junho/2023

Realização de 10 Grupos de Trabalho com a participação da Petrobras, empresas do Sistema, incluindo a TBG e as Entidades Sindicais representativas dos empregados.

Temas dos Grupos de Trabalho:

  • Planejamento Estratégico
  • Terceirização
  • Pessoa com Deficiência, Diversidade e Inclusão
  • Remunerações Fixa e Variável, Plano de Cargos = PLR – PPP | PCAC – PCR | ANPR
  • Sáude Meio Ambiente e Segurança e Saúde Mental
  • Anistia e Relacionamento Sindical
  • Banco de Horas | HETT | Troca de Turno
  • Efetivo e Transferências
  • Teletrabalho
  • AMS e Petros
  • Em junho, foi apresentado o resultado do balanço parcial dos Grupos de Trabalho com a participação de representantes de todas as empresas do Sistema Petrobras e as duas Federações (FUP e FNP).
 

Voltar