TBG, patrocinadora Diamond da Rio Pipeline 2025, promove debates relevantes para o setor em seu estande interativo
TBG, patrocinadora Diamond da Rio Pipeline 2025, promove debates relevantes para o setor em seu estande interativo
A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) confirma sua participação de destaque na Rio Pipeline 2025, um dos mais importantes eventos da cadeia de gás e energia da América Latina. Neste ano, a TBG reforça seu compromisso com a excelência operacional, a sustentabilidade e a inovação tecnológica sendo patrocinadora Diamond do evento, além de apresentar uma programação robusta em seu estande e contribuir ativamente com os debates estratégicos do setor.
O diretor-presidente da TBG, Jorge Hijjar, participou, no primeiro dia do evento (9/9), do painel Abertura de Mercado e Avanços Regulatórios para Expansão da Rede de Transporte. Ele destacou a importância da regulação para abertura de mercado e novas oportunidades de transporte.
"Em 2019, tínhamos quatro contratos de transportes com um único cliente. Em 2016, baseado no mercado europeu, de forma planejada estrategicamente, crescemos a carteira de clientes e, em 2026, até hoje, temos 500 contratos. Quando a Bolívia começou a ter uma flutuação de exportação de gás para o Brasil, conseguimos aumentar o número de clientes oferecendo contratos diferenciados de curto prazo, por exemplo. Hoje temos uma plataforma unificada, o POC, com um trabalho forte de harmonização entre as transportadoras, facilitando essa negociação", comentou Hijjar, destacando a importância da abertura de mercado.
Em relação à regulação, o presidente da TBG disse que para projetos a longo prazo, a regulação acompanha o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB). Mas, para alguns projetos, é preciso dar celeridade à decisão:
"No caso da TBG, temos uma diminuição acelerada do gás vindo da Bolívia, e, por isso, precisamos garantir o fornecimento a médio prazo. E isso requer um trato diferenciado porque influencia no suprimento da nossa área de atuação. Hoje temos capacidade de receber um volume 25 milhões de metros cúbicos por dia do futuro Corredor Pré-sal Sul, por exemplo, em que é preciso uma regulação mais célere. Por isso, para alguns projetos de curto prazo, precisamos de celeridade. Outro exemplo é a demanda de mercado para injetar biometano na malha. Já temos 17 cartas de intenção de produtores e a solução para incrementar o transporte do biometano e atingir o mercado nacional. O nosso projeto está em análise da ANP", explicou.
Em relação ao movimento de transição energética, pensando no midstream do futuro, segundo Hijjar, é preciso estar atrelado ao fortalecimento do elo de transporte, como é feito na Europa, proporcionando a competição no mercado brasileiro, além do fortalecimento do transporte:
"Quando houver mais oferta do que demanda, com a competição de supridores e consumidores, será possível baixar o preço do gás", destacou.
Hijjar ainda frisou da importância do painel, no qual participou junto com os executivos da NTS e TAG:
"Esse painel nos dá a oportunidade de transparência, pois estamos em um momento de ebulição regulatória, que precisa de celeridade e serenidade. Estamos vivendo um momento de desafios, mas com muitas oportunidades para tornar o mercado de gás pujante."
Estande TBG
Durante os três dias de evento, o estande da TBG é um ponto de encontro para profissionais e representantes da indústria, com palestras técnicas, sessões interativas, experiências digitais imersivas e apresentação de cases de sucesso da companhia. O espaço também conta com uma agenda voltada à transformação digital, integridade de dutos e descarbonização das operações, temas centrais para o futuro do setor de transporte de gás natural. Veja a programação completa no site da TBG: https://www.tbg.com.br/riopipeline2025
A participação da TBG no evento também reforça seu papel como agente facilitador do desenvolvimento do mercado de gás natural brasileiro, promovendo soluções que garantem segurança, confiabilidade e competitividade ao setor.
A Rio Pipeline 2025 acontece entre os dias 9 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Expo Cidade Nova, no Rio de Janeiro.