TBG participa da Rio Pipeline, evento que reúne as maiores empresas do segmento dutoviário do país

A TBG foi patrocinadora Ouro da Conferência Rio Pipeline 2021 e teve participação de destaque ao contribuir, por meio de seus representantes, com conteúdos diferenciados e alinhados com a nova dinâmica do mercado de gás natural no país.

Publicado em 12/11/2021

Entre os dias 09 e 11 de novembro, a TBG participou da Rio Pipeline, uma das maiores conferências da comunidade internacional de dutos que reuniu vários especialistas nacionais e estrangeiros para tratar de questões relacionadas ao tema deste ano que foi: “Conhecimento e Energia para um Novo Mercado”.

Durante os três dias de realização, que na edição deste ano foi realizado totalmente por meio de uma plataforma digital, os mais diversos representantes do segmento dutoviário tiveram acesso a conteúdos técnicos de alta relevância, com debates qualificados sobre melhoria da eficiência, qualidade e segurança no transporte de dutos.

No primeiro dia da conferência, o consultor técnico da TBG, Marcos Bartelotti participou da sessão especial “Integração de Dados e a Eficácia dos Programas de Gerenciamento de Integridade”, em que debateu sobre a implementação de novas tecnologias para o aprimoramento da segurança das atividades de transporte dutoviário.

No dia 10 (quarta-feira), a TBG teve como representantes, Sergio Binensztok, gerente de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde; Rafael Bandeira, consultor de Novos Negócios e Regulação; e Jorge Hijjar, diretor Comercial da Companhia.

Na parte da manhã, Sergio Binensztok participou do encontro de ESG (Environmental Social and Governance), apresentando informações sobre “Operação do Gasoduto em tempo de pandemia”. Na ocasião, ele falou de todas as iniciativas tomadas pela TBG na implantação de protocolos rígidos anti-Covid por meio da campanha “Saúde dos empregados e continuidade operacional”, que vem incluindo suporte médico 24 horas/dia aos funcionários para prestar informações referentes à Covid-19, criação e divulgação das “10 Regras de Ouro de Combate à Covid”, entre outras ações.

Além disso, Binensztok destacou que, neste período de pandemia, o Gasoduto da TBG foi operado 100% de forma remota, por meio de teletrabalho.

À tarde foi a vez de Rafael Bandeira, que participou da sessão, mediada pela ATGas, “Novos Canais para um Novo Mercado de Gás” e de Jorge Roberto Hijjar, que palestrou na plenária “Alternativas de suprimento de gás no Brasil e oportunidades para o setor dutoviário”, em que debateu suas ideias sobre o momento promissor do mercado nacional; da flexibilizaçãio pelos modelos de Entrada e Saída para oferta de capacidade; dos produtos de curto prazo; da parceria entre as transportadoras visando a integração do sistema nacional e a comercialização de produtos compartilhados; entre outras iniciativas de aprimoramento e expansão.

Hijjar também comentou sobre a oferta de novos produtos, como o GNL oriundo da interseção do gasoduto da TBG no terminal de Garuva (SC), e de novas fontes de suprimento de gás natural, como a Argentina e o Pré-Sal. O diretor Comercial terminou sua participação afirmando que o mercado nacional de gás natural tende a se expandir e proporcionar novas oportunidades de negócio para quem estiver atento às demandas e preparado para as mudanças necessárias.

No último dia Rio Pipeline, a TBG teve outros três representantes: Robson Coelho, head de Negócios e Assuntos Regulatórios, que esteve no debate sobre “Competitividade do gás natural, sua comercialização e modelos de negócio”; Marcelo Moya, coordenador de Prevenção de Ação de Terceiros e da Natureza; e Gilberto Hernandez, consultor em Geoprocessamento da Companhia. Moya e Gilberto participaram do painel “Inspeção na Faixa de Dutos”.

Pela manhã, Robson Coelho falou sobre como que o transportador pode contribuir para a competitividade no mercado de gás natural. Ele fez citações ao modelo de entrada e saída, ao novo ambiente em que os agentes têm acesso direto ao sistema de transporte de gás e ao protagonismo que a molécula de gás passa a ter no mercado.

Além disso, o gerente tratou dos desafios da transição do antigo para o novo modelo de mercado que se instaura no país, e a necessidade de mudança de mindset dos agentes, do aprimoramento do diálogo, do aumento da capacidade de oferta e da transformação digital, com destaque para novas plataformas, como o marketplace compartilhado entre a TBG, NTS e TAG: Portal de Oferta de Capacidade (POC).

Na parte da tarde, Marcelo Moya mediou a sessão especial sobre Integridade “Inspeção de Faixa de Dutos” e Gilberto Hernandez tratou das questões referentes ao uso da tecnologia para o monitoramento das condições do gasoduto, levando em consideração as características de cada relevo nas regiões por onde passa a faixa de dutos da TBG.

Hernandez também destacou o uso de tecnologia com ferramentas modernas para iniciativas de inspeção, com imagens de satélite de alta resolução para o monitoramento da faixa de servidão do Gasoduto Bolívia-Brasil.

A TBG foi patrocinadora Ouro da Conferência Rio Pipeline 2021 e teve participação de destaque ao contribuir, por meio de seus representantes, com conteúdos diferenciados e alinhados com a nova dinâmica do mercado de gás natural no país.