TBG marca presença pela primeira vez como patrocinadora platinum na Rio Pipeline 2023
TBG marca presença pela primeira vez como patrocinadora platinum na Rio Pipeline 2023
Nos dias 08, 09 e 10 de agosto, a TBG marcou presença na 13ª edição da Rio Pipeline 2023 como expositora e, pela primeira vez, patrocinadora platinum. Participamos de debates, workshops, apresentações e do CEO Talks com nosso diretor-presidente, Erik Breyer. Também levamos para o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), uma programação enriquecedora em nosso estande. Foram sete apresentações realizadas por profissionais da companhia e uma visita virtual a nossas instalações por meio de óculos de realidade aumentada dentro de um duto montado no espaço.
Desde 2011 não temos um estande no evento e aproveitamos a edição de 2023 para lançar na Rio Pipeline o nosso novo slogan “Gás que transporta o futuro”. Registramos uma média de 550 visitantes, que interagiram de forma direta em nosso espaço, seja participando de nossas palestras ou com a visita virtual às nossas instalações. Nela, foi possível fazer uma experiência 360° com os óculos de realidade aumentada, passando pela Estação de Compressão de Paulínia (SP), além de faixa de servidão, válvula de bloqueio, retificador e ponto de entrega.
A Rio Pipeline faz parte do calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo. Com o lema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, a edição deste ano aprofundou o entendimento da abertura do mercado de gás no Brasil, discutiu a expansão do setor com a entrada de novos agentes, abordou a confiabilidade e a competitividade na indústria.
Ao longo desses três dias, o evento registrou números recordes com 8.200 visitantes ao todo e representantes de 29 países. Uma média de 2.700 pessoas por dia, em um espaço de 5 mil m² de área de exposição e aumento em aproximadamente 40% no número de expositores em relação a 2019, saindo de 49 para 70 empresas.
TBG no 1° dia da Rio Pipeline
Nossa estreia no evento foi com a apresentação do trabalho técnico MT 11 – “Gis Mapping and Geotechnical Analyses Pipeline Right-of-Way Inspection Using Drone and Artificial Intelligence”, pelo consultor Gilberto Hernandes e pelo coordenador de Prevenção de Ação de Terceiros e da Natureza, Marcelo Moya, em uma sala lotada e um público atento. Em seguida, o diretor comercial, Jorge Hijjar, participou de uma sessão especial com o tema: “Integração Energética Regional: realidade necessária ou utopia?”, destacando que a TBG já nasceu com a vertente de integração e está plenamente preparada para os desafios do futuro.
O primeiro dia de apresentações no estande da TBG começou com o gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Alberto Teixeira Neto, com o tema: “Plataformas Digitais e o Modelo Conceitual Brasileiro”, trazendo a perspectiva das plataformas como um dos elementos habilitadores para a abertura do mercado de gás natural no Brasil. Na sequência, a gerente de Assuntos Jurídicos e Governança, Denise Sayão, falou sobre “Desafios Legais e Regulatórios no contexto de abertura do mercado”. A gerente apresentou as premissas que caracterizam o processo de abertura de um mercado, o papel do transporte de gás nesse processo, a evolução do quadro legal e regulatório aplicável ao transporte de gás, e falou também sobre o futuro do mercado.
TBG no 2° dia da Rio Pipeline
O segundo dia da TBG na Rio Pipeline foi de programação intensa. Pela manhã, marcamos presença em quatros momentos. Iniciamos com a apresentação do trabalho técnico MT 21 – “Risk & Reliability Use of PoF Targets to Determine Mitigation Measures in Pipelines with Class Location Change” com o consultor, Marcos Bartelotti. Na sala ao lado, o engenheiro de Integridade de Dutos, Fábio Matsuo, e o consultor Cesar Augusto, apresentaram o MT 23 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses Risk-based Geotechnical Occurence Database Management”. Em seguida, foi a vez da Engenheira de Operação, Bárbara Carlos Bassane, do coordenador de Operação e Programação, Sérgio Lacerda, do Engenheiro de Operação, José Schuwa, do Engenheiro de Operação, Luiz Guilherme Figueiredo e do analista de Tecnologia da Informação, Joceli Oliveira Meirelles, apresentar o MT 26 – “Logistics and Operation Digital Plataform for Managing Gas Transport Operations”. Encerramos a maratona de apresentações com o trabalho técnico MT 26 – “Logistic and Operation Meeting the Challenges of Gas Transmission and Distribution Systems with Advanced Technologies”, apresentado pelo consultor Flávio Souto Henrique. Na parte da tarde, o gerente de Integridade de Ativos, Vicente Thiago, participou do workshop sobre Riscos em Dutos.
Já em nosso estande, a gerente Comercial, Cecília Mendes, foi a responsável por iniciar o segundo dia de palestras com o tema: “Como Operar o Serviço de Transporte”. Durante a apresentação, Cecília abordou o sistema de Entradas e Saídas, a contratação do transporte com uma visão geral do Portal de Oferta de Capacidade (POC) e do Portal de Transporte de Gás, a jornada comercial, o fluxo de nominação e programação e o balanceamento da rede de transporte. Em seguida, o gerente de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde, Sergio Binensztok, falou sobre “Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria de Transporte de Gás”, e expôs os principais fatores de sucesso para a construção de uma gestão de SMS. Finalizamos o segundo dia no nosso estande com a gerente de Planejamento, Estratégia e Tarifação, Tatiane Perrone, e o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios e Regulação, Robson Coelho, com o tema: “Ciclos Tarifários no Transporte – Experiência Internacional”. A dupla apresentou os ciclos tarifários: conceito e ciclo regulatório; atração de novos clientes e modicidade tarifária; benchmarking internacional e as ações comerciais da TBG; resultado comercial e a experiência da TBG, com conquistas e desafios desde a definição do 1° ciclo regulatório até o 2° ciclo.
TBG no 3° dia da Rio Pipeline
O terceiro e último dia da TBG na Rio Pipeline 2023 iniciou com a participação do consultor Nicolau Branco, no workshop sobre “Sala de Controle e Cibernética”. Em simultâneo, marcamos presença em três apresentações de trabalho técnico. O consultor César Augusto Costa, Engenheiro de Integridade de Dutos, Fábio Matsuo e a Engenheira de Integridade de Dutos, Fernanda Hadad de Melo, apresentaram o MT 40 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses TBG Pipeline Monitoring and Depth of Cover Management in Large Submerged Crossings”. Já a analista Rosana Aparecida Paduan e o técnico de Gasoduto, Marcos Moreno, apresentaram o MT 44 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses Third Party Damage: Integrated Prevention Database”.
No terceiro dia de programação no nosso estande, começamos com o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios e Regulação, Robson Coelho, e o consultor Flávio Souto Henrique, com a apresentação “Expansão do Trecho Sul”. A dupla falou sobre os desafios técnicos e solução comercial-regulatória para atendimento à expansão. Vimos o Sistema TBG e a ampliação de capacidade de transporte para o trecho sul, os parâmetros de incremento de capacidade, soluções, modelos, o trecho norte, desafios e simulação. O Consultor Rafael Zonis e o analista de Novos Negócios e Assuntos Regulatórios, Vitor Falcão Soares, finalizaram as apresentações com o tema “Injeção de Biometano no Transporte”. Eles falaram sobre a elaboração e operacionalização do ponto de vista técnico, com a construção de um novo Ponto de Entrada na linha tronco do Gasoduto ou em um duto avançado a ser construído. A transição energética, novas fontes de suprimento e posição privilegiada foram os pontos abordados como motivação.
E encerramos nossa participação na Rio Pipeline 2023, como patrocinadora platinum, com o CEO Talks do diretor-presidente, Erik Breyer, na plenária da Rio Pipeline 2023. Erik frisou que a TBG tem disposição, capacidade financeira e técnica para expandir, seja pelo Sul ou pelo Norte. O presidente também destacou a importância da abertura do processo seletivo público da TBG para renovar e ajudar a compor o time atual da transportadora. A diretora executiva de Gás Natural do IBP, Sylvie D’Apote, teve o papel de moderadora do painel.