TBG marca presença pela primeira vez como patrocinadora platinum na Rio Pipeline 2023

Durante os três dias do evento, nosso estande levou uma programação de apresentações realizadas pela nossa prata da casa com temas relevantes para o mercado de gás

Publicado em 16/08/2023

Nos dias 08, 09 e 10 de agosto, a TBG marcou presença na 13ª edição da Rio Pipeline 2023 como expositora e, pela primeira vez, patrocinadora platinum. Participamos de debates, workshops, apresentações e do CEO Talks com nosso diretor-presidente, Erik Breyer. Também levamos para o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), uma programação enriquecedora em nosso estande. Foram sete apresentações realizadas por profissionais da companhia e uma visita virtual a nossas instalações por meio de óculos de realidade aumentada dentro de um duto montado no espaço.

Desde 2011 não temos um estande no evento e aproveitamos a edição de 2023 para lançar na Rio Pipeline o nosso novo slogan “Gás que transporta o futuro”. Registramos uma média de 550 visitantes, que interagiram de forma direta em nosso espaço, seja participando de nossas palestras ou com a visita virtual às nossas instalações. Nela, foi possível fazer uma experiência 360° com os óculos de realidade aumentada, passando pela Estação de Compressão de Paulínia (SP), além de faixa de servidão, válvula de bloqueio, retificador e ponto de entrega.

A Rio Pipeline faz parte do calendário internacional de conferências sobre o mercado de dutos no Brasil e no mundo. Com o lema “Conhecimento e Energia para um novo mercado”, a edição deste ano aprofundou o entendimento da abertura do mercado de gás no Brasil, discutiu a expansão do setor com a entrada de novos agentes, abordou a confiabilidade e a competitividade na indústria.

Ao longo desses três dias, o evento registrou números recordes com 8.200 visitantes ao todo e representantes de 29 países. Uma média de 2.700 pessoas por dia, em um espaço de 5 mil m² de área de exposição e aumento em aproximadamente 40% no número de expositores em relação a 2019, saindo de 49 para 70 empresas.
 

TBG no 1° dia da Rio Pipeline

Nossa estreia no evento foi com a apresentação do trabalho técnico MT 11 – “Gis Mapping and Geotechnical Analyses Pipeline Right-of-Way Inspection Using Drone and Artificial Intelligence”, pelo consultor Gilberto Hernandes e pelo coordenador de Prevenção de Ação de Terceiros e da Natureza, Marcelo Moya, em uma sala lotada e um público atento. Em seguida, o diretor comercial, Jorge Hijjar, participou de uma sessão especial com o tema: “Integração Energética Regional: realidade necessária ou utopia?”, destacando que a TBG já nasceu com a vertente de integração e está plenamente preparada para os desafios do futuro.

O primeiro dia de apresentações no estande da TBG começou com o gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Alberto Teixeira Neto, com o tema: “Plataformas Digitais e o Modelo Conceitual Brasileiro”, trazendo a perspectiva das plataformas como um dos elementos habilitadores para a abertura do mercado de gás natural no Brasil. Na sequência, a gerente de Assuntos Jurídicos e Governança, Denise Sayão, falou sobre “Desafios Legais e Regulatórios no contexto de abertura do mercado”. A gerente apresentou as premissas que caracterizam o processo de abertura de um mercado, o papel do transporte de gás nesse processo, a evolução do quadro legal e regulatório aplicável ao transporte de gás, e falou também sobre o futuro do mercado.
 

TBG no 2° dia da Rio Pipeline

O segundo dia da TBG na Rio Pipeline foi de programação intensa. Pela manhã, marcamos presença em quatros momentos. Iniciamos com a apresentação do trabalho técnico MT 21 – “Risk & Reliability Use of PoF Targets to Determine Mitigation Measures in Pipelines with Class Location Change” com o consultor, Marcos Bartelotti. Na sala ao lado, o engenheiro de Integridade de Dutos, Fábio Matsuo, e o consultor Cesar Augusto, apresentaram o MT 23 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses Risk-based Geotechnical Occurence Database Management”. Em seguida, foi a vez da Engenheira de Operação, Bárbara Carlos Bassane, do coordenador de Operação e Programação, Sérgio Lacerda, do Engenheiro de Operação, José Schuwa, do Engenheiro de Operação, Luiz Guilherme Figueiredo e do analista de Tecnologia da Informação, Joceli Oliveira Meirelles, apresentar o MT 26 – “Logistics and Operation Digital Plataform for Managing Gas Transport Operations”. Encerramos a maratona de apresentações com o trabalho técnico MT 26 – “Logistic and Operation Meeting the Challenges of Gas Transmission and Distribution Systems with Advanced Technologies”, apresentado pelo consultor Flávio Souto Henrique. Na parte da tarde, o gerente de Integridade de Ativos, Vicente Thiago, participou do workshop sobre Riscos em Dutos.

Já em nosso estande, a gerente Comercial, Cecília Mendes, foi a responsável por iniciar o segundo dia de palestras com o tema: “Como Operar o Serviço de Transporte”. Durante a apresentação, Cecília abordou o sistema de Entradas e Saídas, a contratação do transporte com uma visão geral do Portal de Oferta de Capacidade (POC) e do Portal de Transporte de Gás, a jornada comercial, o fluxo de nominação e programação e o balanceamento da rede de transporte. Em seguida, o gerente de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde, Sergio Binensztok, falou sobre “Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria de Transporte de Gás”, e expôs os principais fatores de sucesso para a construção de uma gestão de SMS. Finalizamos o segundo dia no nosso estande com a gerente de Planejamento, Estratégia e Tarifação, Tatiane Perrone, e o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios e Regulação, Robson Coelho, com o tema: “Ciclos Tarifários no Transporte – Experiência Internacional”. A dupla apresentou os ciclos tarifários: conceito e ciclo regulatório; atração de novos clientes e modicidade tarifária; benchmarking internacional e as ações comerciais da TBG;  resultado comercial e a experiência da TBG, com conquistas e desafios desde a definição do 1° ciclo regulatório até o 2° ciclo.
 

TBG no 3° dia da Rio Pipeline

O terceiro e último dia da TBG na Rio Pipeline 2023 iniciou com a participação do consultor Nicolau Branco, no workshop sobre “Sala de Controle e Cibernética”. Em simultâneo, marcamos presença em três apresentações de trabalho técnico. O consultor César Augusto Costa, Engenheiro de Integridade de Dutos, Fábio Matsuo e a Engenheira de Integridade de Dutos, Fernanda Hadad de Melo, apresentaram o MT 40 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses TBG Pipeline Monitoring and Depth of Cover Management in Large Submerged Crossings”. Já a analista Rosana Aparecida Paduan e o técnico de Gasoduto, Marcos Moreno, apresentaram o MT 44 – “GIS Mapping and Geotechnical Analyses Third Party Damage: Integrated Prevention Database”.

No terceiro dia de programação no nosso estande, começamos com o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios e Regulação, Robson Coelho, e o consultor Flávio Souto Henrique, com a apresentação “Expansão do Trecho Sul”. A dupla falou sobre os desafios técnicos e solução comercial-regulatória para atendimento à expansão. Vimos o Sistema TBG e a ampliação de capacidade de transporte para o trecho sul, os parâmetros de incremento de capacidade, soluções, modelos, o trecho norte, desafios e simulação. O Consultor Rafael Zonis e o analista de Novos Negócios e Assuntos Regulatórios, Vitor Falcão Soares, finalizaram as apresentações com o tema “Injeção de Biometano no Transporte”. Eles falaram sobre a elaboração e operacionalização do ponto de vista técnico, com a construção de um novo Ponto de Entrada na linha tronco do Gasoduto ou em um duto avançado a ser construído. A transição energética, novas fontes de suprimento e posição privilegiada foram os pontos abordados como motivação.        

E encerramos nossa participação na Rio Pipeline 2023, como patrocinadora platinum, com o CEO Talks do diretor-presidente, Erik Breyer, na plenária da Rio Pipeline 2023. Erik frisou que a TBG tem disposição, capacidade financeira e técnica para expandir, seja pelo Sul ou pelo Norte. O presidente também destacou a importância da abertura do processo seletivo público da TBG para renovar e ajudar a compor o time atual da transportadora. A diretora executiva de Gás Natural do IBP, Sylvie D’Apote, teve o papel de moderadora do painel.