TBG marca presença no segundo dia do Gas & Energy Week

Empresa destaca seus projetos para atender a oferta de novos vetores energéticos, com o Hub de Biometano

Publicado em 06/08/2025

No segundo dia do Gas & Energy Week, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG), que é uma das patrocinadoras premium desta 4ª edição, participa do painel Oferta de Baixo Carbono. No primeiro dia, o diretor presidente da TBG, Jorge Hijjar, durante  a sessão "Oferta de Gás", posicionou a empresa como a transportadora brasileira da integração gasífera do Cone Sul.

O gerente de Novos Negócios da TBG, Rafael Perrone, destacou, durante o painel "Oferta de Baixo Carbono: Perspectivas, Caminhos e Desafios para a Expansão da Oferta de Biogás, Biometano e H2", os projetos da companhia para atender as ofertas dos novos vetores de energia, como o Hub de Biometano, e salientou o quão preparada e alinhada a TBG está em relação à Lei do Combustível do Futuro.

"A TBG, que é uma das associadas da Abiogás, dedica-se a criar soluções para incrementar e injetar o biomentano no sistema de transporte. No traçado do Gasbol, há mais de 180 usinas com volume potencial de produção de cerca de 6 milhões de m³/dia. Por isso, desenvolvemos o Hub de Biometano e encaminhamos uma proposta do Contrato de Conexão para Biometano que está em análise na ANP. O Hub de Biometano é um projeto que busca viabilizar a conexão de produtores; pode ser compartilhado entre vários atores; flexível já que pode receber o biometano por duto dedicado ou caminhões de GNC e GNL; e faseado, crescendo a capacidade conforme as adesões. O gasoduto da TBG tem o DNA já adequado para atender novos suprimentos. Assim, o biometano seria mais uma experiência para ser acrescentado à cadeia da empresa", disse Perrone.

Entre os temas abordados no painel "Oferta de Baixo Carbono", estavam os desafios regulatórios atuais e demandas de mercado para expansão da produção do Biogás e Biometano; o PL Combustíveis do Futuro e impactos no setor; a chamada Pública da Petrobras e a criação de base de conhecimento do Mercado de Biometano; as parcerias estratégicas no setor de etanol e as lições que traz para o mercado; os projetos efetivos em hidrogênio e avanços em sua viabilização no Brasil; como o potencial choque de oferta no setor de gás natural pode impactar as oportunidades no mercado de baixo carbono. Além de Perrone, participaram da sessão, Gustavo DeMarchi, consultor Jurídico da FGV Energia, como moderador; Talyta Viana, coordenadora Técnica Regulatória da Abiogás; Fernanda Delgado, diretora executiva da ABIHV; Guilherme Ricci,  Clean Energy Business Director – South LatAm da White Martins; e Pedro Kool, CEO da Guofuhee.

A 4ª edição do Gas & Energy Week acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Prodigy Santos Dumond, no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento tem o objetivo de reafirmar seu compromisso com a transição energética, posicionando o gás como o combustível definitivo para um futuro de baixo carbono e incluindo no hall de discussões novos energéticos, como biogás, biometano e hidrogênio.