TBG marca presença na 12ª edição do Fórum Biogás

Jorge Hijjar, presidente da companhia, destaca o papel estratégico da TBG durante o Painel "Logística do Biometano: conectar é preciso"

Publicado em 03/09/2025

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolivia-Brasil (TBG) debateu sobre a logística do Biometano no segundo dia da 12ª edição do Fórum Biogás, no São Paulo Expo. O diretor-presidente da TBG, Jorge Hijjar, abordou sobre o projeto do Hub de Biometano para incrementar o escoamento e injetar o energético no sistema de transporte e, assim, incentivar a comercialização.

"Há quatro anos, a TBG iniciou um estudo para injetar o Biometano na nossa malha de gasoduto. Dessa forma, elaboramos um modelo de negócios, o Hub de Biometano, que tem a capacidade de receber o Biometano com o modal mais conveniente para cada caso, podendo ser por duto dedicado ou caminhões de GNC e GNL, a fim de facilitar a logística de Biometano e atender a diferentes produtores com a possibilidade de escalar a comercialização já que o nosso duto atinge todo território nacional. A nossa proposta do Contrato de Conexão para Biometano já está em análise na ANP", resumiu Hijjar na sala 2 do palco principal.

O presidente da TBG destacou que, assim que a ANP aprovar o Contrato de Conexão para o Biometano, é possível iniciar a conexão do Biometano:

"Como o nosso projeto permite uma integração intermodal, conseguimos conectar o Biometano mesmo a partir de usinas que estejam até 200 km de distância da malha", disse.

Hijjar também pontuou sobre a  importância do BNDES pelo Fundo do Clima financiar a infraestrutura para o Biometano, como o caso do projeto da empresa. Ele ainda falou sobre o grande desafio de uma negociação, o preço:

"Dentro do nosso modelo de Biometano, o que aumentaria na tarifa global do sistema seria na ordem de 0,26%. Um valor irrisório para ir a caminho da transição energética. De acordo com estudos da EPE, inclusive, o elo do transporte é o que menos contribui para o preço final do gás, que representa 10%. A grosso modo esse incremento, para atender o Biometano, significaria apenas 0,03% no preço, sendo uma solução bastante boa", salientou Hijjar.

Também participaram do Painel "Logística do Biometano: conectar é preciso", a superintendente de Transição Energética e Clima do BNDES, Elisa Salomão Lage (moderadora); a diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges; a gerente de Assuntos Regulatórios da TAG, Cristina Sayão; a diretora-presidente de Negócios de Gás do Grupo Energisa, Débora Oliveira; e o gerente Comercial de Gás Local do Grupo White Martins.

Por ser consagrado como o maior evento da América Latina, a TBG é a patrocinadora ouro da 12ª edição do Fórum de Biogás. O evento teve como objetivo apresentar o Biogás e o Biometano, como ferramentas para políticas climáticas e transição energética; aumentar o percentual de perspectivas de negócios; explorar o potencial do país e abordar o mercado internacional; além da discussão do cenário e tendências do setor nacional e internacional, entre outros. O Fórum reuniu especialistas, empresas e representantes do setor, nos dias 2 e 3 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.