TBG Cast traz entrevista com Nelson Lemgruber, profissional que dedicou 27 anos à evolução do Gasoduto Bolívia–Brasil.

O TBG Cast lança, neste fim de ano, um episódio especial em homenagem a um dos profissionais que ajudaram a escrever a história da companhia: Nelson Lemgruber, que encerra sua atuação após 27 anos dedicados ao desenvolvimento e à expansão do Gasoduto Bolívia–Brasil

Publicado em 17/12/2025

Em uma conversa leve e emocionante, Nelson resgata lembranças dos primórdios da construção da TBG e dos desafios que marcaram o início de uma das empresas mais relevantes do setor de transporte de gás

No episódio, o engenheiro cita como sua experiência de mais de duas décadas na Petrobras marcou sua chegada à TBG, em 1998, quando recebeu o convite para estruturar a área de Operação e Manutenção da empresa.

“Me apaixonei pelo gás natural, colocar em operação os primeiros gasodutos, aquilo me conquistou”, recorda. Desde então, esteve presente em momentos decisivos da companhia.
Com orgulho, Nelson destaca a importância histórica da TBG para o desenvolvimento econômico e energético do país.

“A TBG foi um marco. Levou gás para estados onde não havia gás natural, motivou a criação de distribuidoras de gás, gerou muitos empregos, contribuiu para a diversificação da matriz energética e transformou regiões inteiras, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.”

Ele compartilha também as inovações tecnológicas ao longo dos anos, como a operação remota de mais de 2,5 mil quilômetros de dutos a partir da Central de Supervisão e Controle, no Rio de Janeiro, um modelo pioneiro no setor. 

Além das conquistas, Nelson se recorda dos cenários desafiadores, como a operação durante a pandemia, quando o sistema foi controlado por 500 dias a partir das residências dos controladores, sem qualquer falha, como exemplo de resiliência e do espírito de equipe que moldaram a cultura da TBG.

“Cada desafio era uma superação. O transporte de gás, não pode parar. A TBG tem profissionais muito capacitados. O problema de um é o problema de todos”

Premiado pela organização da Rio Pipeline, fala com emoção sobre o reconhecimento que o destacou como referência nacional no setor de dutos terrestres, além de momentos afetivos na empresa como Papai Noel nas festas de Natal.

“É uma coisa que me dá prazer. As pessoas lembram até anos depois.”

Ao final, ele compartilha seus planos para a aposentadoria com a família, novos projetos e o desejo de manter vivas as amizades e o aprendizado construído ao longo da carreira.

“Foram 30 anos, não 30 dias. É uma vida. Deixo muitos amigos e quero manter essa relação. Sempre que precisarem, estarei por perto.”

Mais do que fatos e relatos sobre o mercado de gás, o episódio é uma celebração ao legado e à contribuição que esse profissional deixa para a TBG e para o setor dutoviário brasileiro. 

Acesse o nosso YouTube e confira o episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=mCkXXM4vXK0