Transportadoras de gás natural lançam nova versão de plataforma para compra e venda de gás

Disponível dentro do Portal de Oferta de Capacidade (POC), a ferramenta inovadora funciona como uma Plataforma de Balanceamento integrada das transportadoras.

Publicado em 11/07/2025

Desenvolvida em parceria pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a Transportadora Associada de Gás - TAG e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG), a Plataforma Eletrônica de Gás (PEG) evoluiu e passará a ter uma nova versão, revolucionando os processos de compra e venda de gás natural das transportadoras e oferecendo um ambiente digital seguro, eficiente e transparente. A entrada em operação da nova ferramenta está prevista para ocorrer até o fim de julho.

A PEG é uma solução digital inovadora que irá permitir a apresentação de propostas comerciais, com preços, quantidades e formas de entrega e/ou retirada, funcionando por meio de processos concorrenciais, em que as empresas vão disputar as ofertas de compra ou a venda de gás natural, tendo a transação, como contraparte obrigatória, uma transportadora. 

Os agentes terão acesso a informações detalhadas sobre o histórico dos processos da plataforma, demandas disponíveis e as condições contratuais em vigor. Assim, o processo de contratação de gás natural se tornará mais simples e eficiente, reduzindo o tempo e os custos envolvidos na transação. 

Além disso, a plataforma utiliza criptografia e outras medidas para proteger as informações dos usuários e garantir a confidencialidade das negociações.

A publicação das necessidades de compra e venda de gás na Plataforma estará restrita às transportadoras. As empresas que tiverem interesse em negociar na PEG precisam ser usuárias do POC e ter habilitação aprovada na PEG, além do Contrato Máster de Compra e Venda de Gás assinado com cada transportadora envolvida no processo concorrencial. A aquisição ou venda de gás natural nos processos da PEG envolvendo uma transportadora como contraparte são isentas de tarifa de transporte.

A nova Plataforma Eletrônica de Gás foi criada para otimizar as transações de compra e venda de gás natural para fins operacionais do transportador, conforme permitido na regulação vigente. 

A nova PEG estará disponível em https://www.ofertadecapacidade.com.br/PEG