TBG participa como patrocinadora premium do Gas & Energy Week

Jorge Hijjar, diretor-presidente da Transportadora, afirma o posicionamento da empresa como integradora regional para alavancar o mercado de transporte de gás natural no país

Publicado em 05/08/2025

Jorge Hijjar, diretor-presidente da Transportadora, afirma o posicionamento da empresa como integradora regional para alavancar o mercado de transporte de gás natural no país.

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) participa da 4ª edição do Gas & Energy Week, que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Prodigy Santos Dumond, no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento tem o objetivo de reafirmar seu compromisso com a transição energética, posicionando o gás como o combustível definitivo para um futuro de baixo carbono. Para isso, incluiu no hall de discussões novos energéticos, como biogás, biometano e hidrogênio, endereçando as políticas de oferta e demanda e marcos legais que moldam o cenário de energia do país.

O diretor-presidente da TBG, Jorge Hijjar, durante o painel "Oferta de Gás, Produção e Oferta Efetiva, Integração Regional e Estocagem", destacou a importância da empresa na promoção do setor de transporte de gás natural no país e abordou sobre as oportunidades e desafios para importação do gás argentino de forma competitiva.

"A TBG é a transportadora brasileira da integração gasífera do Cone Sul. Por isso, seja qual for a rota de importação do gás de Vaca Muerta, a TBG é a empresa que fará esse transporte no mercado brasileiro. No verão, já tivemos uma amostra que é possível que o gás argentino chegue ao Brasil em volume adequado, mas até agora de forma interruptível. No entanto, fizemos estudos e concluímos que é possível que o gás argentino chegue de forma firme também. Para isso, será necessário investimentos. Então, é fundamental que haja contratos para lastrear e viabilizar os investimentos do transporte como também econômica para que o gás chegue com um preço competitivo", pontuou Hijjar.

Entre os temas abordados no Painel, estavam o equilíbrio de produção e oferta; o estágio atual das discussões sobre Gas Release e perspectivas do setor; Vaca Muerta e expectativas para importação firme de gás argentino; as perspectivas para fornecimento boliviano de gás para o Brasil; a ampliação da Infraestrutura e Incentivo à prática para aumento da oferta; e as inovações tecnológicas com vista a ampliar eficiência e oferta setorial. Também participaram da sessão, Anelise Lara, conselheira da

Total Energies, Trident Energy & Vale, como moderadora; Claudia Brun, vice-president, Strategy & Business Development da Equinor; Tatiana Lemos, diretora de Originação e Trading da EDGE; Samir Awad, diretor de Comercialização da PPSA; Thiago Arakaki, diretor de Gás Natural Galp; e Rafael Ribeiro, gerente Executivo de Gás e Energia da Brava.

Por ser um evento de grande importância para o setor de gás natural, a TBG é uma das patrocinadoras premium da 4 edição do Gas & Energy Week. O encontro é um espaço onde conhecimento técnico se transforma em estratégias de negócios, impulsionando o setor com conteúdo de alto nível, a fim de impulsionar a transição energética e desbloquear todo o potencial do gás natural no país.