TBG fortalece parceria estratégica com a Fluxys em missão institucional à Bélgica

Entre os dias 1º e 3 de outubro, uma comitiva TBG esteve na Bélgica. Foram três dias de reuniões e visitas técnicas à Fluxys, operadora belga de infraestrutura de gás natural e gás natural liquefeito (GNL).

Publicado em 10/10/2025

Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, uma comitiva da TBG esteve na Bélgica para uma série de reuniões e visitas técnicas à Fluxys, operadora belga de infraestrutura de gás natural e gás natural liquefeito (GNL), que também vem abrindo caminho para a transmissão de hidrogênio, biometano e outros combustíveis de baixo carbono.

A agenda institucional teve como objetivo estreitar o relacionamento entre as empresas, aprofundar o conhecimento sobre a operação e a estratégia da Fluxys e identificar oportunidades de cooperação mútua.

A delegação da TBG foi composta por Jorge Hijjar (presidente), Henrique Trinckquel (diretor Financeiro), Tatiana Santos (gerente de Planejamento, Estratégia e Tarifação), Rafael Perrone (gerente de Novos Negócios) e Rafael Bandeira (consultor Regulatório e de Oferta de Capacidade).

A programação teve início na sede da Fluxys, em Bruxelas, com recepção conduzida por Arno Bux, diretor Comercial e presidente do GIE Europe. Os executivos da TBG participaram de sessões sobre a estrutura organizacional e operacional da Fluxys Bélgica, além de painéis estratégicos conduzidos pela alta liderança da companhia.

Também participaram do encontro Sébastien Lahouste, CEO da Fluxys Brasil; Matthias Ivens, vice-presidente de Afiliadas e Desenvolvimento de Negócios da Fluxys Brasil; Silvio Albuquerque, embaixador do Brasil na Bélgica e junto à União Europeia; Pierre-Emmanuel De Bauw, embaixador do Governo Federal da Bélgica; e Piet Demunter, CEO da Flanders Investment & Trade (FIT); além de Sven Verstrepen, representante de Ciência e Tecnologia da FIT.

Nos dias seguintes, a delegação brasileira reuniu-se com o corpo executivo da Fluxys: Pascal De Buck (CEO), Christian Leclerq (CFO), Peter Verhaeghe (diretor de Afiliadas) e Carole Lecomte (gerente que representou Leen Vanhamme, diretora de Estratégia e Sustentabilidade), entre outros executivos. Os encontros abordaram temas como evolução regulatória, planejamento de negócios de longo prazo, estratégias financeiras e agenda ESG, com destaque para possíveis sinergias entre os planos ambientais da TBG e as prioridades de sustentabilidade da Fluxys.

A visita também incluiu reuniões com a CREG (Comissão de Regulação da Eletricidade e do Gás, reguladora belga) e a ENTSOG (Associação Europeia dos Operadores de Sistemas de Transporte), que apresentaram perspectivas sobre abertura de mercado, integração de biometano e segurança de suprimento — temas de grande relevância para o contexto brasileiro de transição energética.

No último dia, houve um encontro com representantes diplomáticos do Brasil e da Bélgica, dentre eles Jonathan de Assis Paz Braga, chefe do Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada do Brasil na Bélgica; Joren Kippers, representante do Departamento de Interesses Econômicos do Ministério das Relações Exteriores da Bélgica; e Steven Van Caekenberghe, gerente do terminal Zeebrugge de GNL.

Em seguida, a comitiva da TBG conheceu um trecho de obras associado ao projeto Multi-Molecule Pipeline Zeebrugge–Evergem, um dos principais hubs de gás da Europa. A programação técnica foi conduzida pelo gerente do terminal, que apresentou a história da instalação, protocolos de segurança e planos de expansão de capacidade.

A visita contou também com representantes da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), entre eles Aloysio Nunes, diretor de Assuntos Estratégicos (ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro da Justiça); Alex Figueiredo, diretor de Operações da ApexBrasil em Bruxelas; e Guarani de Morais, analista de Investimentos.

Segundo a Fluxys Brasil, durante a visita “as equipes seguiram uma agenda orientada em torno da infraestrutura energética para fortalecer os laços entre o Grupo Fluxys e a TBG e explorar como ambas as operadoras de sistemas de transporte podem aproveitar sua expertise para impulsionar o crescimento, a inovação e a sustentabilidade em um cenário energético em constante evolução”.

Ainda de acordo com a Fluxys, destacaram-se as conexões significativas criadas entre colegas e stakeholders belgas e brasileiros, reforçando o compromisso compartilhado com a colaboração além-fronteiras, afirmou a empresa em nota.

Para a TBG, a visita representou um passo importante no fortalecimento do diálogo estratégico com a Fluxys, ampliando o entendimento mútuo sobre desafios regulatórios, oportunidades de negócios e cooperação em temas ligados à inovação, sustentabilidade e expansão de infraestrutura de gás e GNL — pilares que sustentam o compromisso da companhia com a transição energética e o futuro do setor.

 

Confira as imagens que registram esse momento: