TBG escolhe startups para Transformação Digital nas Estações de Compressão de gás

Três empresas foram selecionadas pela TBG, nessa terça-feira (8/9), como as vencedoras da Rodada de Negócios Energy Hub Connection SDP.

Publicado em 24/11/2020

Três empresas foram selecionadas pela TBG, nessa terça-feira (8/9), como as vencedoras da Rodada de Negócios Energy Hub Connection SDP. Elas apresentaram soluções que reúnem um mix de inovações tecnológicas para atender os desafios na inspeção das estações de compressão de gás (Ecomps) do gasoduto da companhia. As escolhidas foram as empresas Algr e Simex, ambas do Rio de Janeiro e GTI, do Paraná.

A Algr apresentou um projeto que aplica o conceito Sensor Fusion incorporando software, hardware, visão computacional e machine learning ao realizar inspeções. A Simex detém uma solução que utiliza uma rede de minicomputadores ligados a webcams e medidores com inteligência distribuída. Já a GTI desenvolveu uma Plataforma de Monitoramento Digital que captura, trata, controla e gere as informações coletadas nas Ecomps.

Os resultados esperados após a implantação dos projetos são: ganhos de produtividade e velocidade de resposta; redução da movimentação de pessoas nas áreas classificadas das estações de compressão (Ecomps); aprimoramento da inspeção das Ecomps de forma automatizada 24/7 (24 horas, sete dias por semana) e redução da exposição dos profissionais a acidentes e aos riscos relativos à Covid-19.

As próximas etapas do edital são: até 30/9 - Desenvolvimento/validação do plano de projeto e Formalização do acordo; até 30/11 - Conclusão do projeto e 3/12 - Demo Day (apresentação dos resultados e lições aprendidas).

 

A rodada de negócios

 

O evento realizado pela TBG em parceria com a Energy Hub SDP foi 100% online e tem como objetivo possibilitar acesso a soluções de Transformação Digital que garantam a captação e análise de informações das estações de compressão de gás, auxiliando na tomada de decisão quanto à manutenção, segurança e operação do gasoduto da companhia.

Ao todo, 33 startups de todo país se inscreveram para a disputa da rodada de negócios. Dessas, dez (10) foram selecionadas para a final. Elas apresentaram projetos de solução tecnológica capazes de manter a integridade operacional do gasoduto aplicando tecnologias digitais disruptivas, ou seja, que provocam ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado, utilizando meios como dispositivos, sensores, internet das coisas (IoT) e sistemas robotizados, de forma a contribuir com a constante transformação digital da TBG.

 

Energy Hub SDP - É o maior Hub Setorial Privado do setor de Energia, idealizado pela aceleradora Sai do Papel, que busca conectar os agentes do ecossistema: empresas, associações, academia, universidades, fornecedores, startups, investidores, mentores, instituições de fomento, prestadores de serviços, entre outros atores da cadeia de energia (óleo e gás, energia elétrica e energias renováveis).

26/11/2020

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a TBG oferta ao mercado o produto anual extraordinário para 2021.

Saiba mais