TBG divulgará no dia 21 de setembro capacidade disponível para oferta de produtos mensais no transporte de gás natural

Na próxima segunda-feira (21/09), a TBG estará divulgando a capacidade disponível para a oferta de Produto de Curto Prazo Mensal ao mercado.

Publicado em 24/11/2020

Na próxima segunda-feira (21/09), a TBG estará divulgando a capacidade disponível para a oferta de Produto de Curto Prazo Mensal ao mercado. A partir do dia 23/09 (quarta-feira), os interessados poderão fazer a solicitação da capacidade desejada, definir os pontos de entrada e saída disponíveis, além de assinarem o contrato. Todo esse trâmite poderá ser realizado por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC) da empresa, a ser acessado em: ofertadecapacidade.tbg.com.br

No dia 25/09 (sexta-feira), a transportadora de gás natural divulgará a capacidade disponível para oferta de Produto de Curto Prazo para contratos diários e a partir do dia 26/09 os interessados poderão realizar os mesmos procedimentos exigidos para aquisição dos produtos mensais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) definiu no dia 09 de setembro as datas para a realização dos leilões de aquisição dos Produtos de Curto Prazo da TBG, que preveem a celebração de contratos trimestrais, mensais e diários. As capacidades de transporte ofertadas para contratação no curto prazo são firmes e disponíveis, pois são remanescentes das Chamadas Públicas Anuais. Os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade por meio de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.

A oferta de Produtos de Curto Prazo disponibiliza serviços diferenciados de solução logística no transporte de gás natural no Brasil, possibilitando ao carregador organizar seu portfólio de capacidade de transporte, adaptando-se às questões de sazonalidade.

As tarifas para os produtos de curto prazo, segundo a ANP, serão calculadas tomando por base a tarifa de referência dos contratos para transporte firme oriundos das Chamadas Públicas Anuais, sobre as quais serão aplicadas um multiplicador, que varia de acordo com o prazo contratual (diário, mensal ou trimestral).

Segundo a ANP, a aprovação do lançamento desses produtos pelo órgão regulador e pela TBG está alinhada com a Resolução CNPE nº 16/2019 e com os pilares do programa Novo Mercado de Gás, contribuindo para a transição em direção a um mercado concorrencial de gás natural, na medida em que cria condições para a ampliação do acesso e para o aumento da eficiência na operação e utilização das infraestruturas de transporte.

Para conhecer o passo a passo detalhado da aquisição dos Produtos de Curto Prazo pelo Portal de Oferta de Capacidade, acesse os tutoriais do canal da TBG no YouTube pelos links: https://www.youtube.com/watch?v=aZh7J8iNotM&t=8s e/ou https://www.youtube.com/watch?v=mtWcjlc2wwI.

26/11/2020

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a TBG oferta ao mercado o produto anual extraordinário para 2021.

Saiba mais