TBG cria escola para capacitar profissionais na operação, manutenção e inspeção de gasodutos

Primeira turma conta com mais de 80 profissionais de níveis Médio e Superior e é resultado de parceria com a NTS

Publicado em 12/03/2021

A TBG está ampliando seu portfólio de serviços e formou uma parceria com a NTS para capacitar, até junho, 85 trabalhadores da própria NTS que vão atuar na operação, manutenção e inspeção de gasodutos a partir do segundo semestre deste ano. Trata-se da Pipeline Skills, a Escola de Negócios da TBG, que promove treinamentos customizados, teóricos e práticos, para empresas transportadoras de gás. 

O contrato entre as empresas já foi assinado e os treinamentos são predominantemente práticos, realizados nas instalações de campo da TBG e no Centro de Controle da NTS, sempre seguindo os protocolos de segurança de ambas as empresas, aí incluídos os relativos à prevenção da COVID-19.

O curso tem sido ministrado pelos técnicos e engenheiros da TBG para profissionais admitidos pela NTS, que vão integrar a equipe responsável pela operação e manutenção da sua malha de gasodutos, a partir do segundo semestre de 2021, quando se encerra o contrato do serviço de operação e manutenção com a Transpetro.

O corpo técnico da TBG é responsável pela elaboração de todo o material customizado e utilizado nos treinamentos, de modo a cobrir o escopo técnico demandado pela NTS. São mais de 4.500 horas de curso para oito turmas diferentes, compostas por profissionais de níveis médio e superior. 

Para o diretor-presidente da TBG, Érick Portela Pettendorfer, a empresa amplia seu leque de negócios, contribuindo mais uma vez para o mercado de transporte de gás natural. “A TBG pretende utilizar sua expertise de mais de 20 anos em operação e manutenção de gasodutos para consolidar um novo modelo de negócio na área de Educação, que ofereça aos mercados nacional e internacional treinamentos e capacitações, fazendo com que a diversificação da carteira de negócios da companhia possa remunerar a empresa, consolidar a marca e estimular o surgimento de novas parcerias no mercado de gás natural”, destacou.

De acordo com o CEO da NTS, Wong Loon, o treinamento prático desenvolvido em parceria com a TBG complementa a estratégia de formação de profissionais da NTS: “Desde que planejamos assumir a operação e manutenção de nossa malha, a formação de nossos profissionais para suas atividades específicas foi definida como prioridade. Desenvolvemos e aplicamos um treinamento teórico robusto e seguimos agora para a parte prática, que, entre outros módulos, inclui esse em parceria com a TBG. Estamos muito satisfeitos com a capacitação que está sendo desenvolvida e temos certeza de que o trabalho conjunto entre empresas parceiras contribui para aumentar também a integração operacional”.