Inovação, dados e IA: como a TBG transforma tecnologia em valor para o negócio
Inovação, dados e IA: como a TBG transforma tecnologia em valor para o negócio
Esse foi o fio condutor do episódio do TBG Cast com Jorge Cléber e Leandro Peçanha, consultores da Gerência de Tecnologia da Informação (GTIC), que compartilharam como inovação, dados e inteligência artificial estão fortalecendo a operação e impulsionando a evolução do mercado de gás no Brasil.
Entre os destaques, está o uso de drones e inteligência artificial para o monitoramento da integridade dos ativos, permitindo identificar anomalias, apoiar a manutenção preditiva e tornar a tomada de decisão mais precisa. No episódio, citam, por exemplo, a otimização do trabalho por meio da BIM (Build Information Modeling) - metodologia que integra processos, cria e gerencia um modelo digital inteligente de uma obra ao longo de todo o seu ciclo de vida (projeto, construção, operação e manutenção). A digitalização 3D das estações de compressão por meio da tecnologia amplia a eficiência, a segurança e o trabalho colaborativo entre equipes técnicas.
A conversa também mostrou como as plataformas digitais transformaram o relacionamento com os carregadores. Com a abertura do mercado e o aumento no número de clientes e contratos, soluções como o Portal de Oferta de Capacidade (POC) tornaram-se fundamentais para oferecer dados de qualidade, agilidade comercial e uma melhor experiência ao cliente.
Outro tema central foi a adoção de IA generativa, automação e agentes inteligentes, que já apoiam análises avançadas, simulações e ganhos de produtividade. Essas iniciativas caminham com ações de letramento digital, governança de dados e segurança da informação, garantindo o uso responsável e estratégico das novas tecnologias.
Na mensagem final, foi ressaltado o posicionamento da TBG como uma empresa com uma forte cultura de inovação. Desde a atuação remota da Central de Manutenção e Controle até o lançamento de eventos de hackaton, como o Finnovation Day, que propõe desafios voltados à inovação financeira e reuniu cerca de 80 participantes de empresas de tecnologia, do setor financeiro e parceiros estratégicos. Essas iniciativas permitem trazer ideias externas e soluções inovadoras, sempre alinhadas à estratégia da Diretoria, do Conselho e à visão de futuro da companhia.
Confira abaixo: