null TBG define calendário para oferta de Produtos de Curto Prazo

TBG define calendário para oferta de Produtos de Curto Prazo

Cronograma prevê, até maio, as datas de alocação da capacidade disponível para transporte de gás natural para contratos trimestrais, mensais e diários

Publicado em 12/01/2021

A TBG divulgou nesta segunda-feira (11/01) o cronograma para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos Produtos de Curto Prazo para o período entre janeiro e maio de 2021. O calendário começa em janeiro com a 2ª rodada de ofertas, em continuidade à 1ª rodada, realizada em setembro de 2020.

Além das datas de publicação da capacidade disponível, o cronograma estabelece os dias dos leilões de solicitação de capacidade, de alocação e de assinatura de contrato. Ao todo serão três tipos de oferta: trimestral, mensal e diário.

Na semana entre os dias 11 e 15 de janeiro a TBG inicia a 2ª Rodada de Oferta de Produtos de Curto Prazo ao mercado, começando pelos contratos de entrada e saída trimestrais, que podem ser celebrados no segundo, terceiro e quarto trimestres deste ano.

A oferta de produtos mensais acontecerá entre os dias 18 e 22 de janeiro e poderão ser contratados para o período entre fevereiro e dezembro de 2021.

Os produtos diários serão liberados para contratação entre os dias 25 e 27 de janeiro e o leilão fica disponível diariamente para compra de capacidade dentro do mês de oferta, no caso, fevereiro.

O trâmite de contratação pode ser feito no Portal de Oferta de Capacidade (POC), ambiente digital de compras criado pela TBG: ofertadecapacidade.tbg.com.br.

Os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses. 

A oferta de Produtos de Curto Prazo disponibiliza serviços diferenciados de solução logística no transporte de gás natural, sendo uma nova opção de contratação ao mercado possibilitado pela TBG, que permite que os carregadores organizem seu portfólio de capacidade de transporte, adaptando-se às questões de sazonalidade.

Para conhecer o passo a passo detalhado da aquisição dos Produtos de Curto Prazo pelo Portal de Oferta de Capacidade, basta acessar os tutoriais do canal da TBG no YouTube pelos links:

https://www.youtube.com/watch?v=aZh7J8iNotM&t=8s

https://www.youtube.com/watch?v=mtWcjlc2wwI