Voltar Notícias_óculos inteligentes

Publicado em 22/12/2020

Pioneira em soluções de transporte de gás natural, a TBG vive também uma transformação digital. As soluções disruptivas visam tanto melhorar o ambiente de negócios, com a criação de um marketplace de gás natural, quanto garantir mais eficiência nas inspeções e segurança aos trabalhadores, por meio de ferramentas como drones e óculos inteligentes. 

As inspeções de unidades e principalmente da faixa de servidão do gasoduto ganham muito em eficiência operacional com o uso de drones, além de aumentar a segurança para os empregados. As manutenções preventivas se tornam mais ágeis, os detalhes podem ser observados e analisados por meio da aproximação das imagens.

O uso dos óculos inteligentes para mentoria guiada remota também é uma novidade do movimento de transformação digital. Eles podem ser utilizados em manutenções preventivas, situações de emergência e até em auditorias. Equipados com câmeras, os óculos ficam presos ao capacete de segurança, liberando as mãos para manuseio de equipamentos, e por reconhecimento de voz conectam-se ao aplicativo Microsoft Teams, pelo qual o técnico pode ser orientado por um mentor ou até um grupo de colaboradores reunidos virtualmente. Imagens e vídeos são transmitidos em tempo real, com recursos como zoom e controle de nível de luz. 

“Com os óculos inteligentes e os drones, reduzimos também a necessidade de movimentação de pessoas nas estações de compressão, o que é ainda mais importante nesse período de pandemia da Covid-19”, destaca o CEO da TBG, Erick Portela Pettendorfer. 

 

Abertura do mercado de gás e pandemia aceleram a transformação digital

A transformação digital já era um caminho que vinha sendo traçado pela empresa, mas com a pandemia se acelerou. Desde seu início, em março deste ano, não só a equipe administrativa, mas todos os controladores do gasoduto, que atuam na Central de Supervisão e Controle (CSC), passaram a trabalhar em casa com recursos digitais que permitiram a proteção de sua saúde. As atividades em campo foram adaptadas para garantir a operação com total segurança e o uso de ferramentas tecnológicas tem sido fundamental.

Além da equipe técnica própria, com larga experiência no negócio, a TBG também realizou um desafio tecnológico de startups. Em um programa inédito na Companhia, foram selecionadas três de um total de 33 startups inscritas para atender com soluções disruptivas os desafios da inspeção das estações de compressão de gás, principalmente na captação e análise de dados, visando tornar ainda mais eficiente os processos de manutenção.

A abertura do mercado de gás também vem estimulando a transformação digital na TBG. A criação do Portal de Oferta de Capacidade – POC (ofertadecapacidade.tbg.com.br), uma loja virtual exclusiva, faz parte dessa mudança. 

“A transformação digital é parceira neste programa de abertura ao mercado, onde é importante dialogar para se adaptar às necessidades”, avalia o CEO da TBG. 

TBG

Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.
Sede:

Praia do Flamengo, 200
25º andar - Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22.210-901
Tel.: +55 21 2555-5800

Central de Manutenção:

Av. Coronel Silva Teles, 977
4º andar – Campinas – SP
CEP: 13.024-001
Tel.: +55 19 3323-5800

Canal de Denúncia

Clique aqui ou ligue
para 0800 601 6925 caso
você tenha uma denúncia
para reportar. Horário
de atendimento: 24 horas por dia.

Linha do Gás

0800 026 0400

Ligue Grátis - 24h

Serviço telefônico gratuito, disponível 24 horas, todos os dias da semana. Saiba mais
Copyright 2020 TBG. Todos os direitos reservados. Termos e condições de uso.

Linha do Gás 0800 026 0400