Gás Natural

Aplicações

Crédito: Dreamstime 
Aplica__es redimensionada.jpgO gás natural tem uma grande variedade de utilização. Seus principais usos têm sido como combustível industrial, comercial e residencial.
 
Residências, comércio e serviços 
O uso em residências proporciona segurança e praticidade. Acessível via redes canalizadas, o gás natural tem hoje forte emprego nas residências, tomando o lugar do botijão nas cozinhas. 
 
Transportes rodoviários 
Nos segmentos de transporte coletivo e de cargas, a utilização do gás natural assume importância na redução de agentes poluentes. A substituição de gasolina ou álcool pelo gás natural como combustível em motores de combustão interna significa uma drástica redução na poluição das grandes cidades, tanto em veículos leves (táxis e carros particulares) como em pesados (ônibus e caminhões). Torna mais barata a locomoção de produtos e pessoas e, por ser mais limpo dentre os combustíveis fósseis, reduz ainda os gastos com a manutenção dos veículos, aumentando sua vida útil. 
 
Indústrias 
O gás natural melhora a qualidade final dos produtos. Não necessita de aquecimento antes da combustão, possibilita o controle preciso da temperatura e sofre queima completa. Por ser mais limpo, desonera as indústrias dos gastos com equipamentos antipoluentes. Entregue via dutos, elimina gastos com frete e estocagem presentes nas hipóteses de opção por outros combustíveis. Pode ser aproveitado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (ureia, amônia e seus derivados), e para a redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.
 
Termelétricas / Energia

Outra forma de utilização é como combustível na geração de eletricidade em usinas termelétricas ou em unidades industriais, instalações comerciais e de serviços, em regime de cogeração (produção combinada de vapor e eletricidade).

Fonte: GasNet