Conformidade

Conformidade (Compliance) na TBG visa ao cumprimento de um conjunto de regras, padrões, procedimentos éticos e legais que orientam o comportamento da força de trabalho e de gestores, destinado à prevenção, detecção e correção de atos ilícitos que porventura sejam praticados contra a Companhia.

As boas práticas de governança corporativa e Compliance constituem um pilar de sustentação para os nossos negócios.

Os principais documentos que estabelecem parâmetros de Compliance são: Programa de Prevenção da Corrupção da TBG (PPC-TBG), Código de Ética , Política de Conformidade, o Guia de Conduta do Sistema Petrobras e o Guia de Recebimento e Oferecimento. Esses documentos tratam de assuntos como conflitos de interesse, nepotismo, lavagem de dinheiro e a questão de presentes, brindes e hospitalidades.

 

Cláusula de conformidade

Nossas minutas contratuais contemplam cláusula de conformidade, que prevê obrigações e compromissos de compliance e visa estabelecer uma relação de negócios baseada na ética, na integridade e na transparência com nossos fornecedores.

Dentre os compromissos estabelecidos, estão o cumprimento da legislação vigente de prevenção à corrupção e à lavagem de dinheiro.

 

Due Diligence de Integridade (DDI)

Uma das ações que integram o Programa de Prevenção da Corrupção da TBG (PPC-TBG) é a Due Diligence de Integridade (DDI), que visa aumentar a segurança nas contratações de bens e serviços e mitigar eventuais riscos no relacionamento com nossos fornecedores, subsidiando a avaliação do critério Integridade.

Para atender esse critério, as empresas precisam fornecer informações sobre sua estrutura organizacional e de negócios, relacionamento com agentes públicos, histórico de integridade, relacionamento com terceiros e programa de integridade. Essas informações subsidiam o procedimento de DDI, cujo resultado é a atribuição do Grau de Risco de Integridade (GRI).

 

Conheça mais sobre Regras de Contratação na página Fornecedores