Contratação do Serviço de Transporte

1ª Chamada Pública para Oferta de Capacidade

Com vinte anos na operação, manutenção e gestão do sistema de transporte de gás natural no Brasil, a TBG realiza a primeira oferta de capacidade no novo regime de Entrada e Saída. Sob regulação da ANP, oferece contratos pioneiros, fortalecendo o desenvolvimento do novo mercado de gás no Brasil.

O regime, já adotado por países europeus, estimula a contratação de transporte de acordo com o propósito de negócio de cada agente, oferecendo maior flexibilidade para as transações comerciais da molécula. Permite ainda que o serviço deixe de ser negociado por trajetos pré-definidos desde a origem até o destino, possibilitando aos demandantes (distribuidores ou consumidores livres de gás) contratar apenas a capacidade de saída, e aos supridores (produtores e/ou comercializadores de gás), apenas a capacidade de entrada.

A transição para um mercado mais flexível depende não apenas da disponibilização de novos instrumentos contratuais de transporte, como também das condições objetivas de oferta da molécula por meio de novos supridores e do desenvolvimento de um “hub comercial” de gás natural.

 

+ Flexibilidade

Contratação independente das capacidades de Entrada e Saída no sistema de transporte.

Cada agente contrata de acordo com seu propósito econômico.

 

+ Liquidez na Comercialização

Permite negociações mais flexíveis para compra e venda de gás.

Benefício de Rede: mais usuários e maiores volumes trazendo redução de tarifas.

 

Assista ao vídeo institucional da Chamada Pública