Governança Corporativa

A TBG desempenha suas atividades pautada nas melhores práticas de Governança Corporativa, para preservar o valor da organização, respeitando os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

A estrutura de Governança Corporativa da TBG tem os órgãos deliberativos e executivos atuando de forma integrada e coordenada, e suas atribuições seguem o que está definido na Lei das S.A. (Lei nº 6.404/76) e no Estatuto Social da TBG.

A contínua busca da TBG pelo aprimoramento das suas práticas de Governança visa a agregar valor à gestão da Companhia e consolidar sua imagem institucional, sempre pautada na confiabilidade, responsabilidade, transparência e ética.

Diretoria Executiva

Renato de Andrade Costa

Diretor Presidente 

Engenheiro civil, é pós-graduado pela instituição francesa Insead em Gestão Avançada, com MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e em Negócios de Energia pela FGV.  Possui também pós-graduação em Engenharia de Software pela Coppe-UFRJ. Funcionário de carreira do Sistema Petrobras, nos últimos três anos atuou como gerente executivo de Logística e Participações em Transportadoras de Gás Natural, na Diretoria de Gás & Energia da Petrobras, e como diretor da Gaspetro, subsidiária de gás da Petrobras. No mesmo período, foi presidente do Conselho de Administração da TBG e conselheiro da TAG. Em abril de 2016, foi nomeado Diretor Presidente da TBG. Em sua trajetória profissional, foi gerente geral de Novos Negócios, ligado na época à Presidência da Petrobras e, antes disso, gerente geral de Negócios de Energia da Diretoria de Gás & Energia. Exerceu, também, a função de gerente substituto de Mercados Futuros de Energia do Abastecimento e Comercialização da Petrobras, trabalhou na área Comercial do escritório da Petrobras em Londres, foi gerente de Geração de Energia Renovável e Gás Natural da Petrobras Distribuidora S/A (BR) e diretor-presidente da Brasil PCH, empresa coligada da BR para a implantação de Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs) em Goiás, no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na Brasil PCH, atuou também como conselheiro. 

 

Jorge Roberto Abrahão Hijjar

Diretor Comercial

Engenheiro civil, Doutor em Ciências em Engenharia Civil e graduado no MBA-Executivo do Instituto Coppead/UFRJ, é também Professor Conferencista Emérito do Instituto Militar de Engenharia (IME). Possui cursos de especialização nas seguintes instituições: Harvard Business School, INSEAD, IHRDC, Universidade de Michigan e IBGC. Funcionário de carreira da Petrobras, ingressou como engenheiro do Centro de Pesquisas (CENPES); atuou também como chefe da Supervisoria Comercial da gerência de Gás da Petrobras Distribuidora; gerente de Operações na gerência de Distribuição de Gás Natural; gerente de Desenvolvimento de Mercado Residencial, Comercial e de Modais Alternativos de Suprimentos de Gás Natural; gerente de Tecnologia para Desenvolvimento de Mercado de Gás e Energia; gerente de Tecnologia para Processos de Gás Natural; gerente de Preços de Gás Natural e Energia e gerente geral de Participações em Empresas de Energia. Atualmente é o diretor Comercial da TBG.
 

Carlos Alberto Rechelo Neto

Diretor Financeiro

Engenheiro com especialização em Gestão de Portfolio pela Wharton, mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (parcialmente realizado na École Nationale Supérieure du Pétrole et des Moteurs - Institut Français du Pétrole), MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e certificação FRM pelo GARP. Ingressou na Petrobras em 2007, iniciando sua carreira na gestão de riscos de ativos e negócios de Gás & Energia. Como Gerente Executivo por quase três anos, liderou o processo de estruturação da gestão corporativa de riscos da Petrobras S.A e coordenou, como líder da equipe de Governança, o esforço corporativo para ajustar políticas e procedimentos internos à Lei 13.303/2016, o que permitiu que a Petrobras obtivesse grau máximo no processo de certificação Destaque em Governança da B3. Atuou como assistente do Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores e como Diretor da Petrobras Europe Limited (PEL), trading company da Petrobras em Londres. Atualmente é o diretor Financeiro da TBG.
 

Marcelo Curto Saavedra

Diretor de Manutenção e Operação

Engenheiro Eletrônico, com especialização em Gestão Empresarial, possui pós-graduação em Tecnologias do Gás Natural e em Gerenciamento de Projetos. Iniciou sua carreira na Vale, atuando como engenheiro de Automação; coordenador de Energia, Telecomunicações e Automação; e coordenador de Engenharia. Ingressou na TBG em 1999, atuando como engenheiro de Medição/Scada, coordenador Técnico, coordenador de Projetos, coordenador de Integridade de Dutos, coordenador de Engenharia, coordenador de Planejamento, coordenador de Fiscalização de Obras, gerente de Empreendimentos, gerente de Engenharia e gerente de Operações. Atualmente é o diretor de Manutenção e Operação da TBG.